Descubra a Cordilheira do Espinhaço: O novo destino turístico de natureza

Cordilheira se estende por mil quilômetros e atravessa 172 municípios

Cordilheira do Espinhaço é o novo destino de natureza do Brasil | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Cordilheira do Espinhaço, localizada no Brasil, desponta como um destino turístico de natureza deslumbrante. Com mil quilômetros de extensão, a cordilheira abrange três biomas diferentes: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. Com a maior cadeia de montanhas do País, é o lugar apropriado para o turista apaixonado por natureza.  Reconhecida como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, essa região promete encantar os visitantes com suas montanhas monumentais, biodiversidade exuberante, águas cristalinas e pores do sol que transformam a paisagem em uma verdadeira obra de arte. 

A Cordilheira do Espinhaço se estende por mil quilômetros, com 90% de seu território localizado em Minas Gerais e o restante na Bahia, atravessando a famosa Chapada Diamantina. Ela atravessa 172 municípios brasileiros, e algumas das cidades mais bonitas ao longo da Cordilheira são Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina, que desempenharam um papel fundamental na criação desse importante destino turístico para o Brasil. Além disso, a Cordilheira também engloba cidades como Ouro Branco, Ouro Preto, Catas Altas, Caeté, Serro, Diamantina, Porteirinha, Mato Verde, Espinosa, Olhos-d'Água, Monte Azul, entre outras.

"A possibilidade de apresentar a Cordilheira do Espinhaço como um destino turístico nos enche de alegria. Além de sua beleza singular como a nossa única cordilheira, a região possui atrativos que trazem maior visibilidade ao país, impulsionam o emprego e a economia local. Todos ganham: os turistas, que vivenciarão momentos inesquecíveis; os moradores, que terão no turismo uma fonte de renda; e nosso país, ao mostrar a força do turismo nacional", explica a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Além das imponentes montanhas que compõem sua formação geológica, os visitantes encontrarão cânions, lagos, rios, cachoeiras e trilhas de diferentes níveis, perfeitos para serem explorados a pé ou de bicicleta. Essas atrações podem ser apreciadas nos parques que fazem parte da Cordilheira, como o Parque Estadual de Grão Mogol, o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Nacional das Sempre-Vivas. Em Botumirim, uma das cidades do roteiro, há um parque estadual onde foi avistada a rolinha-do-planalto, uma das aves mais raras do mundo.

Além da beleza natural, a região também abriga tesouros do turismo histórico, que só podem ser encontrados por aqueles que a visitam. A Cordilheira do Espinhaço foi o berço da ocupação decorrente da descoberta do ouro e do diamante no Brasil. Em Grão Mogol, por exemplo, os turistas podem explorar o centro histórico da cidade, que foi tombado como patrimônio histórico estadual. Outra atração imperdível é a Igreja Matriz Santo Antônio, construída em pedra e madeira, e eleita como uma das dez mais bonitas do estado.

Na região, é possível admirar pinturas rupestres em cavernas milenares e se deliciar com a gastronomia mineira e baiana, que são famosas pelos vinhos produzidos localmente, com destaque para a uva merlot, e pratos típicos que fazem sucesso nos dois estados.

Projeto e Parcerias

A Cordilheira do Espinhaço como novo destino turístico foi oficializada em março de 2023, através de uma parceria entre as prefeituras de Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina. Em 2022, a iniciativa foi discutida em um seminário nacional realizado no Ministério do Turismo. Para tornar esse projeto uma realidade, foi realizado um trabalho de capacitação e estruturação para melhor receber os turistas.

"Com esse projeto, a região tem um potencial enorme para se tornar um destino turístico de natureza, mostrando a riqueza de nossa biodiversidade e apoiando um turismo sustentável que respeite as tradições culturais locais", destaca Ítalo Mendes, Secretário de Turismo de Grão Mogol.

Prepare-se para se encantar com a Cordilheira do Espinhaço, o mais novo destino turístico de natureza do Brasil. Venha explorar suas paisagens deslumbrantes, mergulhar na biodiversidade única e se maravilhar com a cultura e história que permeiam essa região fascinante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES