Desembargador Brandão fala dos avanços e conquistas do TJ-Piauí

Em entrevista o decano do TJ/PI disse os avanços e conquistas do tribunal de justiça do Piauí superam as criticas inoportunas.

Desembargador Brandão de Carvalho. | Foto: Telsírio Alencar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para o decano do tribunal de justiça do Piauí, desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho,  a Corte estadual piauiense tem crescido de ponto de vista da qualidade e claro, também da quantidade. “Estamos presentes em 224 municípios do Piauí”, disse o decano.

Para Brandão de Carvalho o tribunal de justiça do Piauí é composto por homens e mulheres honrados e compromissados com a sociedade. “É inegável o grande avanço do TJ/PI nos últimos anos  em modernização, informatização e  digitalização e ampliação do processo judicial eletrônico, além do moderno processo  administrativo SEI” ressaltou o magistrado.

Desembargador Brandão de Carvalho.- Foto: Telsírio Alencar

Para o desembargador, em 2019, por exemplo a atual gestão, o TJ/PI obteve índice de 57% e uma queda em 2020, para 43%, devido a mudança da metodologia do ranking pelo CNJ. “Essa queda se deu também em virtude da Pandemia que prejudicou o país e o mundo inteiro. Além do que, se pegar, por exemplo, o estado de Rondônia que tem menos de milhão de habitantes e poucos municípios, em comparação ao Piauí, que tem quase quatro vezes o numero de habitantes e 224 comarcas aí fica difícil realmente fazer a comparação” pontou Brandão de Carvalho.

Para o decano da Corte estadual piauiense o critério de avaliação e comparação deveria ser modificado. Se por exemplo, comparar o Poder Judiciário de São Paulo com qualquer outro estado nordestino é lógico essa comparação acaba sendo até desleal.

Brandão ressaltou ainda  que a implantação do Plenário Virtual, na atual gestão, vai refletir nos índices de produtividade do TJ/PI em 2021. “Mas reconhecemos que o avanço significativo  ocorreu nas últimas gestões, inclusive o TJ-PI, já recebeu o Selo Prata. O Tribunal de Justiça do Piauí é destaque no CNJ em Conciliação e Transparência” lembrou o magistrado.

“Em 2021,  na nova sede do Tribunal de Justiça, com a digitalização dos processos cíveis e criminais, o Poder Judiciário não fará mais uso de papel, pois será um Poder Judiciário 100% Digital, moderno e eficiente”, finalizou o decano do tribunal de justiça do Piauí.

(Por: Telsírio Alencar- Pauta Judicial

Veja mais da live com o magistrado:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES