Justiça concede liminar para restabelecer WhatsApp em todo o Brasil

Xavier já tinha precedente ao desbloqueio em outras duas decisões.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (17), o desembargador Xavier de Souza, da 11º Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil.

Xavier já tinha precedente favorável ao desbloqueio em outras duas decisões envolvendo impugnação de quebra de sigilo, exatamente o que foi pedido hoje para o WhatsApp. Além de um recurso do WhatsApp, o advogado Rodrigo Mudrovitsch também entrou com um pedido de impugnação sobre o caso.

Ao realizar o pedido de suspensão, o magistrado argumentou alegando que ‘em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa’ para disponibilizar informações para a Justiça. Segundo ele, é possível ‘respeitada a convicção da autoridade coautora, a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir resistência da impetrante’.

Logo após essa decisão, as devidas operadores serão comunicadas e o serviço do aplicativo deve voltar ao normal ainda ao longo do dia.

APLICATIVO FORA DO AR

O aplicativo de mensagem saiu do ar no final da noite desta quarta feira (16) por volta das 23:30.

As principais operadoras de celular do país foram intimadas pela Justiça a bloquear o serviço do aplicativo de mensagens em todo o território nacional por 48 horas, a partir da 0h desta quinta (17).


O recebimento da determinação judicial foi confirmado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal, o SindiTelebrasil, que representa as operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi, Sercomtel e Algar.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) afirma que a decisão partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e corre em segredo de justiça em uma ação criminal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES