Desembargador Raimundo Eufrásio homenageia as mulheres no Dia Internacional da Mulher

Homenagem

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O constante crescimento dos índices de violência doméstica contra a mulher, no Brasil, vem despertando o Poder Judiciário para a adoção de medidas mais eficazes, especialmente na educação e conscientização da sociedade, entre outras iniciativas que possam melhorar a vida das famílias em nosso país.

Imbuída desse propósito, a Ministra Cármen Lúcia, Vice Presidente do Supremo Tribunal Federal, idealizou e lidera Campanha Nacional denominada “Justiça Pela Paz Em Casa”, que terá nos dias 09 a 13 de março do ano em curso seu período de maior repercussão. Trata-se de um conjunto de ações envolvendo o Judiciário, os demais poderes e a sociedade em todo o país, com o propósito de voltar os olhos para essa mazela social, pregando a concórdia, a conciliação, o entendimento doméstico, em um esforço substantivo para que todos possam viver em paz.

No Piauí, os números da violência doméstica contra a mulher são alarmantes. Hospitais e delegacias recebem, com razoável frequência, considerável número de mulheres, de todas as idades, agredidas covardemente. A Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, não consegue sozinha atacar a raiz do problema. É preciso prevenir a agressão física e moral atuando na base social, a família, através de iniciativas que envolvam educação, conscientização e abertura de novos horizontes.

A despeito dos avanços já obtidos nessa seara, muito ainda precisa ser feito para que possamos alcançar patamares de civilidade dignos de uma sociedade pacífica e ordeira. É com esse pensamento que a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí apoia integralmente a iniciativa da Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, disponibilizando todas as condições necessárias ao sucesso da campanha também em nosso Estado.

Destaque-se que, no período de 9 a 13 de março, serão realizadas mais de 200 (duzentas) audiências na Vara de Violência Doméstica em Teresina, em esforço concentrado para da maior agilidade aos processos dessa natureza.
Certo de tratar-se de matéria das mais relevantes para a efetiva pacificação social, conclamamos a sociedade, neste mês dedicado às causas femininas, a refletir sobre a importância do tema - “ Justiça Pela Paz Em Casa”. Basta, é passada a hora de o homem crescer humanizando suas atitudes, ao invés de evoluir respeitando a mulher como pessoa e como parceira do convívio do convívio social.

* Homenagem do presidente do TJ-PI, Desembargador. Raimundo Eufrásio Alves Filho, pela passagem do Dia Internacional da Mulher



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES