Desenvolvido pela Embrapa, Pequi sem espinhos faz sucesso no Brasil

O pequi também se destaca por ser rico em fibras alimentares e nutrientes que garantem mais saciedade.

Desenvolvido pela Embrapa, Pequi sem espinhos faz sucesso no Brasil. | Reprodução Embrapa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Amado ou odiado, o pequi faz parte da culinária brasileira. O nome da fruta é de origem indígena, proveniente da língua Tupi Guarani, que significa “pele espinhenta”, pois debaixo da sua polpa há uma camada de espinhos muito finos. Aqueles que apreciam a fruta em breve poderão encontrá-la nos supermercados sem a preocupação com os espinhos.

Já fazendo sucesso no Brasil, o Pequi sem espinhos, desenvolvido pela Embrapa Cerrados e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, já é consumido em algumas regiões. Um dos exemplos é o Mercado de Goiânia, que já possui as três variedades.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foram 25 anos de pesquisa e de trabalho em parceria, conduzidos pelas duas instituições, com a participação também de produtores para desenvolver as variedades do fruto, nativo do Cerrado. “Chegamos a esse resultado com muito trabalho, esforço, ciência e tecnologia”, afirma o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados.

O pesquisador ainda afirmou que o objetivo é favorecer a fecundação cruzada e o aumento da produção de frutos. Além de evitar acidentes ao consumir e manusear o produto.  “Trata-se também de uma medida preventiva contra futuras doenças ou pragas. É uma estratégia que deve ser adotada para minimizar o risco fitossanitário”, alerta.

BENEFÍCIOS DO PEQUI: 

O fruto pode ser encontrado nas regiões do Centro Oeste, nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará. Um dos principais benefícios do pequi é que ele possui um alto teor de vitaminas A, C e antioxidantes, que contribuem diretamente para o sistema de defesa do corpo. 

O pequi também se destaca por ser rico em fibras alimentares - nutrientes que garantem mais saciedade, contribuem para o funcionamento do aparato gastrintestinal e auxiliam no controle do índice glicêmico. Vale destacar que as fibras também são importantes para o controle do colesterol e ajudam, em conjunto com outros nutrientes, a fortalecer a imunidade do corpo.

VEJA OUTROS BENEFÍCIOS DO PEQUI NA MATÉRIA ABAIXO:

/curiosidades/pequi-odiado-pelo-cheiro-faz-muito-bem-para-saude-cabelos-e-pele-405860/slide/33102 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES