Desespero: Vídeo em que PM baleado corre em busca de socorro

O PM levou três tiros ao ser surpreendido por dois investigadores da Polícia Civil.

Uma das portas do Itaú ficou estilhaçada por tiro: correria em esquina movimentada do Centro | O"Neill / Agência O Dia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As câmeras de segurança do Tribunal de Justiça, no Centro da cidade, flagraram o momento em que um policial militar à paisana, baleado nesta sexta-feira, busca socorro. As imagens mostram o cabo Fábio Mourão da Silva, de 37 anos, correndo em busca de ajuda após ser atingido por tiros em frente a uma agência bancária na Avenida Presidente Antônio Carlos, esquina com Nilo Peçanha.

O PM levou três tiros ao ser surpreendido por dois investigadores da Polícia Civil. O tiroteio causou correria e só teria acontecido porque um promotor pediu na 10ª DP (Botafogo), ajuda para ?proteger? a mãe de procuradora que iria sacar elevada quantia de dinheiro numa agência do banco Itaú.

O problema é que o promotor fez o mesmo pedido a policiais militares do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) e não informou às duas equipes ?acionadas? sobre a presença uma da outra. Um detalhe: na hora, os policiais civis desconfiaram que o PM fosse o criminoso e atiraram.

Uma outra versão aponta que duas mulheres ? mãe e irmã da procuradora ? foram até a delegacia de Botafogo comunicar que estavam sofrendo extorsão por telefone e que iam retirar o dinheiro para entregar aos criminosos. Os agentes saíram da Zona Sul e acompanharam as vítimas até o banco, no Centro, e aguardavam do lado de fora, para tentar flagrar os falsos sequestradores. O Ministério Público também foi acionado e pediu para que um PM do Grupamento de Ações Táticas (GAT) fosse à agência, acompanhar o saque.

Foram feitos mais de dez disparos, e o cabo da PM Fabio Mourão ficou ferido no tórax e no braço. Ônibus que passavam pelo local também foram alvejados. Segundo a Polícia Civil, o cabo PM estava falando ao telefone na porta da agência e por isso os investigadores desconfiaram dele.

Ao mesmo tempo, quando foram abordá-lo, ele os confundiu com um bandido, e começou a troca de tiros. Fabio Mourão da Silva foi atingido e correu em direção ao prédio do Tribunal de Justiça. Lá ele recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para o Hospital Souza Aguiar, onde passou por cirurgia. O estado de saúde é grave.

Uma das portas da agência bancária foi estilhaçada por um disparo. Em frente, cinco perfurações de tiros em um canteiro e marcas dos disparos nas árvores. Quem estava na rua contou que a Av. Antonio Carlos parecia uma praça de combate. ?Só tive tempo de abaixar e rezar. Nasci de novo?, contou Maria de Brito, 42 anos, que vende salgados em frente à agência.

A delegada da 10ª DP (Botafogo), Andréa Nunes Menezes, apreendeu as armas dos dois policiais civis e do PM, que vão à perícia. Eles serão ouvidos, além de testemunhas. Os dois policiais civis ficarão afastados até que a investigação seja concluída.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES