Deslizamento provocado pelas chuvas mata mãe e bebê na Grande BH

Cinco pessoas estão desaparecidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas pessoas morreram e outras cinco estão desaparecidas em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após um deslizamento provocado pela forte chuva que atinge a região nesta sexta-feira (24).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os corpos resgatados na Vila Ideal são de um bebê de seis meses de idade e da mãe dele. Na casa em que os dois estavam, havia ainda uma criança de seis anos e a madrinha de uma delas. Em outro imóvel, estavam três pessoas.

A previsão de um grande volume de chuva entre esta quinta-feira (24) e sexta em Belo Horizonte e cidades do entorno se confirmou, e o dia amanheceu com alagamentos de vias e deslizamentos de barrancos.

Ibirité foi um dos municípios mais mais castigados pela chuva. Já em Raposos, o Rio das Velhas aumentou significativamente e alagou vias e casas da cidade, inclusive a do prefeito Serginho da Bota (PSB). A ponte sobre o rio foi fechada. Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de vítimas na cidade.

Danilo Girundi/TV Globo 

Já na capital mineira, os maiores transtornos foram provocados por alagamentos de vias e alguns deslizamentos. Pela manhã, as Avenidas Cristiano Machado, na Região Norte, e Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha, estavam cobertas pela água e com o trânsito fechado. Ao longo do dia, as vias foram liberadas.

Outra avenida que chegou a ser interditada foi a Tereza Cristina, na Região Oeste de Belo Horizonte. Havia risco de transbordamento do Rio Arrudas, o que não se confirmou e, com isso, a via foi liberada. Não há registro de vítimas na capital.

Conforme a Prefeitura, 17 pessoas foram levadas para abrigos na capital. O município reservou 500 alojamentos caso haja necessidade de pessoas saírem de casas em áreas de risco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso da história da cidade, desde o início da medição climatológica há 110 anos. A capital mineira completou 121 anos em dezembro de 2019. Em 24 horas, o acumulado de chuva chegou a 171,8 milímetros em Belo Horizonte. O Inmet considera a medida entre as 9h desta quinta-feira (23) e as 9h desta sexta-feira (24).

O Corpo de Bombeiros no início da tarde afirmou que atendia cerca de 30 ocorrências de deslizamentos e desabamentos relacionados a chuva em BH e Região.

: Reprodução/Bombeiros 

Em Contagem moradores do Morro dos Cabritos precisaram ser retirados de casa e levados para abrigos. Segundo a Defesa Civil da cidade, cerca de 500 moradores foram retirados da região. Eles devem receber aluguel social.

Outras cidades afetadas com enchentes, desabamentos e deslizamentos na Região Metropolitana são Betim, Sabará, Santa Luzia. Às 15h, não havia registro de vítimas nestes municípios.

Globocop 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES