Desmatamento cai mais de 50% na Amazônia no primeiro trimestre de 2024

Dados recentes do INPE mostram que o índice de desmatamento na Amazônia caiu 54,5%

Desmatamento aumenta no Cerrado, aponta INPE | Greenpeace/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o índice de desmatamento na Amazônia caiu 54,5% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período em 2023. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) e também mostram índices em alta no CerradoOs números, referentes a março e ao primeiro trimestre deste ano, foram obtidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que emite alertas de áreas desmatadas para equipes de fiscalização.

QUEDA NA AMAZÔNIA: Na Amazônia, os alertas de desmatamento em março de 2024 totalizaram 162 km², representando uma queda de 54,5% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 356 km². No primeiro trimestre, a redução foi de 40%, com 507 km² em 2024 contra 845 km² em 2023, os menores números desde 2017.

O QUE PROVOCOU A REDUÇÃO? O coordenador do programa de monitoramento do INPE, Cláudio Almeida, atribui a redução do desmatamento na Amazônia ao aumento da fiscalização, enfatizando a necessidade de políticas para valorizar atividades que não contribuam para o desmatamento.

"O desmatamento estava muito alto, em um nível descontrolado. Então a presença do estado fazendo esse papel de fiscalização resultou nessa queda. Agora vai começar uma segunda fase, em que o governo precisa implementar políticas de valorização de atividades que não levem ao desmatamento. É preciso equilibrar a fiscalização com medidas menos impactantes de desmatamento”, explicou em reportagem do g1.

AUMENTO NO CERRADO: Por outro lado, no Cerrado, o desmatamento cresceu, com um aumento de 23,8% em março de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. No primeiro trimestre, o aumento foi de 4,1%, chegando a 1476 km² em 2024 contra 1417 km² em 2023. 

O QUE MOTIVOU ESSE AUMENTO? O governo aponta a exploração do solo como principal fator para esse crescimento e destaca a necessidade de maior controle e mecanismos para conservação das florestas nesse bioma.

“A legislação estabelece um percentual de desmatamento possível e os estados estão implementando a lei. O que a gente precisa ter agora é um maior controle sobre como essas autorizações estão sendo emitidas e criar mecanismos para não incentivar o desmatamento e a incentivar a conservação de florestas”, diz André Lima, secretário nacional de Controle do Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES