Desmatamento na Amazônia registra queda de 60% no mês de janeiro

Roraima lidera ranking dos que mais desmataram, com 40% de perdas

Queda no desmatamento na Amazônia | Divulgação Polícia Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

desmatamento na Floresta Amazônica registrou uma queda notável de 60% em janeiro deste ano, conforme aponta o monitoramento conduzido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Esta diminuição representa o décimo mês consecutivo de declínio. No último mês de janeiro, a área desmatada totalizou 79 quilômetros quadrados (km²), em comparação aos 198 km² registrados no mesmo período do ano anterior, em 2023.

Mesmo com essa redução, é importante destacar que o desmatamento ainda equivale a mais de 250 campos de futebol por dia e supera os níveis observados em janeiro de 2016, 2017 e 2018.

Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon, enfatiza a necessidade de o país diminuir suas emissões de gases de efeito estufa, intensificar a fiscalização ambiental e estabelecer áreas protegidas de floresta se quiser atingir a meta de desmatamento zero até 2030. Olhando para a série histórica iniciada em 2008, os anos de maior desmatamento foram janeiro de 2015, com 288 km², e janeiro de 2022, com 261 km².

O monitoramento por imagens de satélite também permite identificar os estados mais impactados pelo desmatamento em janeiro. Roraima lidera esse ranking, respondendo por 40% da área desmatada na Amazônia Legal. Larissa observa que o estado enfrentou um regime de chuvas inverso aos dos outros estados da região, resultando em um clima mais seco que favorece o desmatamento.

Apesar disso, houve uma diminuição no desmatamento em Roraima em comparação ao ano anterior, passando de 41 km² em janeiro de 2023 para 32 km² neste ano, representando uma queda de 22%. O levantamento do Imazon também indica que seis estados da Amazônia Legal testemunharam uma redução na destruição da floresta: Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas e Maranhão.

A Amazônia Legal abrange nove estados das regiões Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão). Outro dado relevante é que seis das dez terras indígenas mais afetadas pelo desmatamento em janeiro estão localizadas em Roraima. Quanto às unidades de conservação, Pará e Amazonas concentram o maior número entre as dez mais desmatadas no mês, com três em cada estado.

A redução do desmatamento na Floresta Amazônica em janeiro de 2024 é um indicativo positivo, representando o décimo mês consecutivo de queda, segundo os dados do monitoramento por imagens de satélite realizado pelo Imazon. Neste período, a área desmatada passou de 198 km² em janeiro de 2023 para 79 km² em janeiro de 2024, marcando uma redução significativa de 60%. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES