Desmatamento na Amazônia tem queda de 36% nos primeiros 4 meses de 2023

Nos últimos 16 anos, o desmatamento nos primeiros quadrimestres foi maior não apenas em 2022, mas também em 2021, quando houve um aumento expressivo,

Floresta Amazônica | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desmatamento na Amazônia registrou uma queda de 36% durante o primeiro quadrimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com o monitoramento realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O Imazon é uma organização que reúne pesquisadores dedicados ao estudo do uso e conservação dos recursos naturais da região desde 1990.

Entre os meses de janeiro e abril deste ano, a área desmatada parcial ou totalmente na Amazônia atingiu 1.203 km². No primeiro quadrimestre do ano passado, esse número foi de 1.884 km². Apesar da redução de quase um terço em relação ao período anterior, a área desmatada nos primeiros quatro meses deste ano ainda representa o terceiro pior resultado desde 2008 em termos de preservação do bioma.

Nos últimos 16 anos, o desmatamento nos primeiros quadrimestres foi maior não apenas em 2022, mas também em 2021, quando houve um aumento expressivo, atingindo 1.963 km². Com base na análise de imagens de satélite, os pesquisadores do Imazon concluíram que, em abril deste ano, houve uma queda de 72% no desmatamento, passando de 1.197 km² em abril de 2022 para 336 km² no mesmo mês deste ano.

"A redução observada em abril é positiva, porém, a área desmatada ainda foi a quarta maior desde 2008 para este mês", destaca a pesquisadora Larissa Amorim, referindo-se aos resultados dos três anos anteriores: 1.197 km² (2022), 778 km² (2021) e 529 km² (2020).

Larissa ressalta a necessidade de implementar ações emergenciais de fiscalização, identificação e punição aos desmatadores ilegais nas áreas mais pressionadas, com foco nas florestas públicas que ainda não possuem uso definido e nas áreas protegidas, especialmente com a chegada do verão amazônico, período em que historicamente o desmatamento tende a aumentar.

Apesar da redução geral do desmatamento na Amazônia no primeiro quadrimestre deste ano, houve um aumento da área degradada nos estados de Roraima e Tocantins. O estado de Roraima apresentou a situação mais crítica, com um aumento de 73% na devastação, passando de 63 km² entre janeiro e abril de 2022 para 107 km² no mesmo período deste ano.

Em Tocantins, o crescimento do desmatamento foi de aproximadamente 25%, passando de 4 km² entre janeiro e abril de 2022 para 5 km² no mesmo período deste ano.Apesar da queda do desmatamento no último período, os estados de Mato Grosso, Amazonas e Pará continuam sendo os que registraram as maiores áreas desmatadas na Amazônia. Entre janeiro e abril deste ano, Mato Grosso devastou 400 km² de floresta, Amazonas 272 km² e Pará 258 km², representando 33%, 23% e 21% do total na região, respectivamente. Ou seja, esses estados foram  responsáveis por 77% da floresta destruída no primeiro quadrimestre deste ano. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES