Desníveis e buracos na Avenida Zequinha Freire causam transtornos

A avenida possui ondulações devido aos inúmeros reparos já realizados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há muito tempo o trecho da Avenida Zequinha Freire, zona Leste da cidade, que compreende o começo da Ladeira do Uruguai até o Balão do Planalto Uruguai, causa transtornos para quem trafega pelo local. 

A avenida possui ondulações devido aos inúmeros reparos já realizados. Essa péssima qualidade do asfalto é ainda mais evidente em alguns pontos em que aparecem britas e buracos que podem parecer pequenos, mas que representam riscos, principalmente para motociclistas.

Juliana Ferreira, que trabalha como entregadora, relata que procura reforçar o cuidado para não sofrer acidentes. “Sempre que estou me aproximando, procuro reduzir a velocidade e prestar atenção nos relevos, que não são poucos”, disse a motociclista, que assim como muitos condutores, pede o recapeamento do asfalto.

Daniel Pereira, diretor de asfaltamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação  (SEMDUH), relata que vem realizando manutenções em toda a cidade “A prefeitura, tem desde 2013, um amplo programa de recapeamento na cidade. Nos últimos 6 anos, a gente tem feito mais do que tem sido feito ao longo de toda a história de Teresina, recuperamos cerca de 70% da malha viária principal”, explica.

Porém, muitas vias importantes da capital, como a Zequinha Freire, ainda não foram contempladas. Mas o diretor explica que ela está na fase de estudo para dar entrada no planejamento entre 2020 e 2021. “Selecionei algumas vias em termo de avenida que precisa receber camadas de reforço e a Zequinha é uma delas. Desde 2019, ela começou a ser analisada”, relata.

O motivo que leva uma via merecer investimentos, segundo Daniel, é quando se começa a gastar muito recurso com conservação e manutenção. Ao longo do tempo, esse trecho tem solicitado muitos reparos por meio da Operação Tapa-Buracos, principalmente na época chuvosa, em que a situação piora.

O tipo de revestimento da Zequinha Freire é um asfalto econômico, de revestimento flexível e pequena espessura, conhecido como Tratamento Superficial Duplo (TSD). “Realmente é um pavimento antigo, ainda TSD, e até por conta disso já passou a vida útil do asfalto”, relata.

Manutenção. 

A população pode solicitar os serviços da Operação Tapa-Buracos por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone (86) 3221-7050, diretamente com a SEMDUH ou por meio do COLAB.re, o aplicativo para celular disponível gratuitamente para todos os aparelhos com sistema Android ou IOS para solicitações e/ou reclamações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES