Detentas da Penitenciária Feminina recebem certificados de cursos

A solenidade de entrega de certificados a 96 reeducandas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Será nesta quinta-feira (10), às 8h, a solenidade de entrega de certificados a 96 reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina que concluíram os cursos de capacitação em Embelezamento e Corte e Costura através do programa Qualifica Piauí, do Governo do Estado. A cerimônia acontecerá na própria unidade.

O projeto foi desenvolvido na Penitenciária por meio de parceria entre a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo e a Secretaria de Justiça do Piauí. Esta é a segunda turma formada no sistema penitenciário em um curso profissionalizante - a primeira foi na Colônia Agrícola Major César Oliveira, que capacitou 32 internos em Construção Civil.

Para Vanderlon Cardoso, gerente de Cursos Profissionalizantes da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, o Qualifica Piauí é importante, na medida em que abre oportunidades para os detentos terem uma perspectiva de vida melhor, ao vislumbrarem a possibilidade do trabalho.

"É uma chance a mais na vida dessas pessoas, que podem ter acesso a uma profissão e até garantirem um trabalho ao saírem da penitenciária. O projeto colabora, desse modo, com o processo de ressocialização das detentas, que podem mudar de vida ao voltarem para a sociedade", pontua Vanderlon.  

O secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, destaca que está viabilizando outra ação importante na Penitenciária Feminina de Teresina: a emissão de Carteiras de Trabalho para as reeducandas, que, com a formação no curso, vão precisar do documento para terem condições de se empregar.

Cursos serão levados às demais penitenciárias

A Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo e a Secretaria de Justiça planejam levar os cursos profissionalizantes do programa Qualifica Piauí para as demais unidades penitenciárias do Estado. A Penitenciária Feminina de Picos deve ser a próxima a receber os cursos de Embelezamento e Corte e Costura.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, enfatiza que o Governo do Estado também está buscando fomentar parcerias com empresas privadas para que possam abrir possibilidades de contratação de egressos do sistema penitenciário, como forma de reintegrá-los ao convívio social de forma efetiva e adequada.

"Nossos projetos são voltados para a reintegração dessas mulheres e homens à sociedade. Não basta capacitá-los. É preciso que viabilizemos, também, com o apoio dos empresários, trabalho para que possam construir uma nova e melhor vida depois que ganharem a liberdade", frisa o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES