Detentas produzem uniformes e máscaras no sistema prisional do Piauí

Em todas as unidades penais do Piauí, a Sejus oportuniza cursos profissionalizantes para os internos

Detentas produzem uniformes e máscaras no sistema prisional do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) investe em atividades que estimulam o trabalho, a profissionalização e a educação no sistema penitenciário. Em todas as unidades penais do Piauí, a Sejus oportuniza cursos profissionalizantes para os internos. Na Penitenciária Feminina de Teresina, por exemplo, as reeducandas estão trabalhando na produção de uniformes, que serão destinados aos detentos.

Segundo a gerência da penitenciária, o trabalho desenvolvido possibilita a remição de pena e reinserção social das detentas. “É um trabalho muito importante, porque elas aprendem um novo ofício e podem utilizá-lo quando saírem do sistema penitenciário. Então, elas já saem do encarceramento com um novo olhar, e preparadas para buscar um trabalho”, completou Cristiane de Praga, gerente da unidade penal.

Segundo a gerência da penitenciária, o trabalho desenvolvido possibilita a remição de pena e reinserção social - Foto: Divulgação/Ascom

Uma das reeducandas que está participando da confecção do vestuário é Vanda Lúcia. Para ela, a atividade tem sido fundamental para a sua ressocialização. “Trabalhar dentro da penitenciária é muito importante, porque, além de ganharmos remição de pena, faz com que a gente tenha novos olhares. Aprendemos uma nova atividade e, quando terminarmos de cumprir a nossa pena, já vamos sair com outros pensamentos. Meu plano é continuar trabalhando com costura, montar o meu atelier e recomeçar a minha vida”, disse.

Além da confecção dos vestuários, as internas também trabalham na produção de máscaras de proteção individual, um trabalho desenvolvido através da parceria entre Sejus e Obra Kolping no Piauí. A expectativa é que sejam confeccionadas em torno de 90 mil máscaras.

Além da confecção dos vestuários, as internas também trabalham na produção de máscaras de proteção individual - Foto: Ascom

De acordo com o secretário de Justiça, Carlos Edilson, o objetivo das atividades ofertadas dentro do sistema penitenciário é, sobretudo, promover a reinserção social dos detentos. “Acreditamos que, através do trabalho, da educação e da profissionalização, conseguiremos transformar a realidade de muitos internos. Nosso objetivo é continuar promovendo atividades como essa, para que os internos encontrem uma oportunidade de trabalho quando estiverem fora do sistema penitenciário, e possam recomeçar suas vidas com dignidade”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES