Detento do presídio de Altos é aprovado em matemática na Uespi

O Governo inscreveu, no ano passado, 478 detentos para o ENEM.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um detento do Centro de Detenção Provisória da cidade de Altos conseguiu ser aprovado no curso de Matemática através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O reeducando passou para cursar na  Universidade Estadual do Piauí (UESPI) pelo Prouni.

Ao todo, o Governo do Estado, através das secretarias de Educação e de Justiça do Piauí, inscreveu, no ano passado, 478 detentos - mais que o dobro de internos inscritos em 2015 (223). "O Piauí é um dos estados que mais avançam no Enem e na implementação de programas educacionais no sistema prisional", afirma o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira.

Atualmente, existem cerca de 930 detentos no Piauí matriculados na Educação de Jovens e Adultos, Brasil Alfabetizado e Canal Educação - seis vezes mais do que em janeiro de 2015 (164 detentos estudando).

Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, só se pode falar ressocialização no sistema prisional assegurando investimentos que garantam o acesso da pessoa privada de liberdade aos programas educacionais. "A educação é a nossa principal diretriz, seja para a formação intelectual, para o aperfeiçoamento moral ou a preparação para o mercado de trabalho", pontua.

As pessoas privadas de liberdade que passam para cursos superiores precisam pedir autorização à Vara de Execuções Penais para cursar. De acordo com a Lei de Execução Penal, a cada 12 horas estudadas enquanto privado de liberdade, o detento tem direito a um dia de redução da pena, incluindo as horas estudadas em instituição de ensino superior.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES