Detentos da Penitenciária Irmão Guido aprendem técnicas de agrofloresta

Custodiados usam frutos do cultivo também no suplemento da alimentação

Detentos da Penitenciária Irmão Guido aprendem técnicas de agrofloresta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 50 internos da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, participam de um curso de agrofloresta e técnicas de agricultura sustentável. Além da construção de uma horta, os custodiados realizaram o plantio de diversas mudas de árvores frutíferas que também suplementam a alimentação do estabelecimento penal.

Mudas de caju, banana, amora, manga em diversas variedades, além do plantio de macaxeira, abóbora, feijão, milho, amendoim, girassol, palma forrageira e outras fazem parte do cultivo desenvolvido pelos reeducandos da unidade.

Detentos da Penitenciária Irmão Guido aprendem técnicas de agrofloresta

Para o agricultor e professor Antônio Cícero, o projeto na Penitenciária Irmão Guido tem apresentado resultados surpreendentes, inclusive com a conscientização por técnicas sustentáveis.

“De modo geral, os internos estão absorvendo o máximo do conteúdo aplicado e demonstrando na prática. O espírito de liderança e companheirismo com o envolvimento de todos na Agrofloresta é cativante. O manuseio dos materiais viáveis como coberturas de solos, plantas de espécies arbóreas, consórcios, podas e manejos já faz parte do vocabulário dos alunos e, em torno disso, surgem os diálogos sobre a temática. O projeto visa à educação no campo para a formação do indivíduo apto a retomar a vida em sociedade e capacitado para implantar Sistemas Agroflorestais e produzir alimentos de qualidade, com baixo custo econômico, menos impacto ambiental através da reciclagem de nutrientes, menos gás carbônico e, também, produzirem florestas para futuras gerações”, ressaltou o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES