Detentos do Piauí participam de revisão do Enem neste sábado

As prova serão aplicadas em 1º e 2 de dezembro em todo o país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Justiça do Piauí e a Secretaria de Educação do Estado vão realizar, neste sábado (28), revisão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL 2015, nas penitenciárias. Neste ano, 223 detentos do Piauí farão as provas – um aumento de quase 100% nas inscrições, em relação a 2014. As provas serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro em todo o país.

Em Teresina, a revisão vai acontecer de 8h às 13h, na Casa de Custódia, e reunirá 100 reeducandos vindos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, Casa de Detenção de Altos, Penitenciária Feminina, Irmão Guido e da própria Casa de Custódia. No interior, as revisões serão por vídeo-aulas. Ao todo, reeducandos de 13 penitenciárias do Piauí vão participar do Exame.

Na revisão, serão abordadas as disciplinas de Linguagem, Filosofia e Sociologia, Matemática, Química e Redação e, em Teresina, vão ser ministradas por professores de cada área. O Enem nas penitenciárias do Piauí seguirá os mesmos moldes do aplicado em todo país nos dias 24 e 25 de outubro. As provas serão realizadas nas unidades prisionais.

“Hoje, mais de 600 pessoas estão estudando nas penitenciárias do Piauí, quatro vezes mais do que no ano passado. Acreditamos que somente com educação e trabalho poderemos mudar a realidade do sistema e, claro, da sociedade. Essas 223 pessoas que vão fazer o Enem escolheram pegar a oportunidade para mudar de vida”, diz o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

Dos 223 inscritos, 147 reeducandos realizam o Exame para garantir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Estes detentos cursam a 6ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondente ao 1º e 2º anos do Ensino Regular. Se eles atingirem nota suficiente, concluem o Ensino Médio. Os outros 76 reeducandos, que cursam a 7ª etapa da EJA, farão o Enem concorrendo às vagas no Ensino Superior.

Mais de 42 mil pessoas privadas de liberdade se inscreveram para o Enem

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Governo Federal, 42.542 pessoas privadas de liberdade de 1.190 unidades prisionais das 27 unidades federativas se inscreveram para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio neste ano.

No primeiro dia, os internos terão 4 horas e 30 minutos para responder às provas referentes a Ciências Humanas e Naturais. No segundo dia, serão 5 horas e 30 minutos para responder às provas de Línguas Estrangeiras, Matemática e a Redação. As provas do Enem terão início à 11h no Piauí, considerando o horário de verão em Brasília-DF.

Estudar no sistema possibilita redução de pena

O estudo, além do valor para a ressocialização, é fator a ser considerado para remição de pena, conforme a Lei Federal nº 12.433/2011, que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84) e dispõe sobre a redução de parte do tempo de execução da pena levando em conta o estudo ou o trabalho.

De acordo com a Lei, a cada 12 horas de frequência às aulas no sistema penitenciário, o interno garante um dia de remição. Se o detento concluir o Ensino Fundamental, Médio ou Superior dentro do próprio sistema, o tempo a ser reduzido na pena é acrescido de 1/3 contabilizados sobre a redução.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES