Detran: Base de dados do Renavam passa a ser integrada ao sistema nacional

Funcionalidade vai evitar divergências de dados de veículos, evitando transtornos aos usuários

Avalie a matéria:
Detran: Base de dados do Renavam passa a ser integrada ao sistema nacional | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A base de dados dos veículos ligados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) piauiense passou a ser integrada ao Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que gere os dados de veículos automotores, evitando divergências cadastrais e gerando um ambiente mais confiável nas transações de compra e venda de automóveis.

O Renavam é o registro dos veículos automotores no qual constam todos os dados cadastrados no Detran, como marca/modelo, cor, número de chassi e motor, placa, cilindrada, dados do proprietário, cadeia dominial do veículo, nota fiscal, etc. O documento é essencial para a transferência de um carro ou moto, seja por venda ou repasse, por meio do código Renavam (número de 11 dígitos) é possível fazer uma busca sobre os dados além do histórico do automóvel.

O Renavam é o registro dos veículos automotores no qual constam todos os dados cadastrados no Detran - Foto: Ascom

Com o novo sistema, os registros da base estadual estarão integrados à base nacional, evitando a divergência de informações na transferência da posse do veículo. De acordo com o diretor-geral do Detran, Garcias Guedes, o novo sistema evitará transtornos aos usuários que forem transferir o seu veículo. “Nesse novo sistema, qualquer divergência deve ser corrigida imediatamente para que se proceda qualquer serviço relacionado à transferência de veículos ou alteração de dados, permitindo um ambiente confiável e dando mais credibilidade para quem está adquirindo ou vendendo veículo. No sistema antigo não havia essa integração, permitindo o cadastro de veículos sem conferência sistêmica com a base nacional e, havendo qualquer erro nos dados, o proprietário do veículo só saberia quando fosse transferir o veículo, gerando transtornos aos usuários”, conta o diretor.

De acordo com o diretor, a averiguação dos dados de carros antigos será feita na medida em que forem realizadas qualquer mudança, seja na venda ou vistoria. “Os automóveis novos já virão com os dados integrados à base nacional. Já os automóveis antigos serão avaliados quando da execução de serviços de vistoria, comunicação de venda, transferência de veículos ou mudança de qualquer dado”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES