Detran-PI recomenda serviço on-line para evitar aglomeração de pessoas

O órgão adotou novas medidas de prevenção ao coronavírus.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) determinou medidas emergenciais quanto ao atendimento na sede, Ciretrans e postos de atendimentos do órgão, como medida de enfrentamento à emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

Após reunião, ficaram estabelecidas algumas medidas visando à prevenção da proliferação da enfermidade e proteção da saúde de pessoas que circulam pelo órgão:

1. Ficam suspensas por 15  dias (a partir do dia 17 de março) as seguintes atividades no âmbito do Detran-PI:

a) provas práticas na capital e interior;

b) provas teóricas na capital e interior;

c) inspeções veiculares de transporte escolar na capital e interior;

d) todas as atividades da Escola Estadual de Trânsito;

e) as atividades de ensino presencial dos CFCs.

2. Todas as atividades de fiscalização serão pontualmente designadas pela Diretoria de Infrações;

3. A Diretoria Administrativa e Financeira providenciarão a higienização da sede do Detran/PI e de seus postos para, de forma efetiva, atender as recomendações do decreto estadual n° 18884/2020;

4. Fica prorrogado até 18 de maio de 2020 todos os credenciamentos de empresas junto a este Detran-PI;

5. O limite do acesso às dependências do Detran-PI, seus postos e Ciretrans será de 25 pessoas por vez;

6. Os servidores e terceirizados maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas, mulheres grávidas e/ou com filhos menores de um ano, que compõem grupo de risco de aumento de mortalidade por Covid-19 deverão executar suas atividades na modalidade teletrabalho, quando possível, mediante requerimento formulado à chefia imediata.

Desse modo, para evitar filas e aglomerações de pessoas nas dependências do órgão, a principal recomendação é a utilização dos serviços on-line em todos os casos em que não seja essencial a presença às unidades do Detran.

Segundo o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, o principal objetivo é praticar as recomendações das autoridades de saúde e evitar a aglomeração de pessoas. “Devido a alta demanda e fluxo de pessoas em nossa unidade sede e postos, o Detran-PI fará a sua parte prevenindo, obedecendo as deliberações dos Decretos de Situação de Emergência do Governo do Estado”, afirma o gestor.

Por meio do site www.detran.pi.gov.br, os serviços on-line disponíveis para que o usuário possa realizar são: impressão das guias para pagamentos do Licenciamento Veicular (CRLV), e do IPVA (o pagamento das guias antes de chegar ao Detran agiliza o atendimento e reduz o tempo no local de atendimento); consulta de processo do veículo; emissão de boletos de CNH Definitiva; renovação de CNH; pagamento de reteste de prova; ingresso com recurso de multa; parcelamento de multas por empresas credenciadas ao Detran-PI, entre outros.

Além de melhorar a qualidade no atendimento para diminuir o tempo de espera do usuário e a consequente aglomeração, é recomendável que apenas o portador da senha se dirija ao guichê, exceto em casos excepcionais. Compreendido de que foi limitado o acesso às dependências do Detran-PI, seus postos e Ciretrans a total de 25  pessoas por vez durante o atendimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES