Detran prorroga instalação de câmeras em carros de exames práticos

informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado do Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) prorrogou para 60 dias o prazo que torna obrigatório a utilização do sistema de controle e monitoramento das aulas práticas de direção veicular, ministradas nos Centros de Formações de Condutores (CFC's) do estado. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado do Piauí, no dia 28 de janeiro.

A medida, que foi estabelecida com base na portaria 238/2014 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), permite a transmissão eletrônica das aulas e da avaliação dos instrutores de autoescolas e dos examinadores do Departamento durante as aulas e as provas para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Hoje, o monitoramento das aulas é feito por meio da biometria e o exame prático de forma manual.

De acordo com o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, o uso da tecnologia vai assegurar a efetiva prestação do serviço e buscar, principalmente, trazer as ruas um condutor habilitado e capacitado. “O sistema de monitoramento das aulas e testes é uma regra imposta pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Denatran. O Detran do Piauí está cumprindo a legislação Federal, fazendo instalar esse sistema nas autoescolas do estado”, declara o diretor.

Lobão ainda destaca que o Departamento poderá acompanhar as aulas e exames dos candidatos em tempo real, por meio da Central de Monitoramento que será instalada no órgão. “Por meio do GPS instalado no veículo, se o candidato cometer qualquer infração, o sistema vai apontar o erro e o local onde foi cometido. E o sistema biométrico com fotografia vai comprovar que o aluno, o instrutor ou examinador estão realizando as avaliações”, pontua Arão.

Para o diretor de habilitação do Detran-PI, Venâncio Cardoso, o sistema é eficiente e melhora a formação dos candidatos a habilitação, podendo ser comprovado pelos Detrans de Pernambuco e Rio de Janeiro que já realizam esse monitoramento. “Esse sistema chega para reforçar a formação de bons condutores com conhecimento da legislação de trânsito, o que nos garante um trânsito mais seguro. Além de dar maior transparência ao processo e evitar corrupção”, comentou o diretor.

A autoescola que não se adequar à regra estará impedida de ministrar aulas, podendo estar sujeita a penalidades administrativas. A Diretoria de Habilitação do Detran-PI está orientando as CFCs na implementação dos sistema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES