Devido atrasos na entrega, estoque de vacinas é reduzido no Estado do Piauí

Devido ao atraso na entrega dos produtos por causa dos fornecedores, o estoque de vacinas em todo o Piauí está reduzido

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estoque de vacina está reduzido nos postos de saúde, neste mês, devido a atraso de entrega do material por parte laboratórios produtores. A situação atinge todo o estado do Piauí, e crianças são as mais prejudicadas.

Segundo Doralice Lopes, coordenadora de Imunização da SESAPI, a queda da quantidade de cada vacina é muito relativo, depende de cada tipo, já que a produção destas é realizada em diferentes laboratórios.

Neste mês, por exemplo, não houve entrega de vacinas tetravirais, responsáveis pelo combate de doenças como sarampo, rubéola, caxumba e catapora.

Como medida preventiva já foi feito um levantamento da quantidade de vacinas em cada município para que ocorra remanejamento de acordo com a demanda de cada região para tentar equilibrar a situação em todo o estado.

Este problema atrasa o calendário de vacinas das pessoas, as quais ficam vulneráveis. No Piauí, há mais de 70.000 crianças com menos de um ano de idade e que devem ser vacinadas praticamente todo mês.

Além das crianças, ainda há um grande número de gestantes para serem vacinadas. ?O Ministério de Saúde já tomou providências em relação à situação.

Mas, neste mês teremos que trabalhar com o número reduzido de vacinas e com o que sobrou do estoque do mês passado. Pode ser que pessoas não encontrem as vacinas que precisam?, afirma Doralice.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES