Devotos já percorreram mais da metade da procissão do Círio de Nazaré

Expectativa é que dois milhões de fiéis participem do evento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ruas de Belém (PA) estão tomadas por fiéis que celebram o Círio de Nazaré neste domingo (11). Os devotos já percorreram mais de 50% do percurso, de 3,5 km. Os organizadores querem evitar atrasos muito grandes. No ano 2000, por exemplo, o Círio terminou às 16h, após nove horas de romaria, a mais longa da história da festividade. Dois milhões de fiéis devem participar das celebrações.

Um dos ícones mais importantes do Círio de Nazaré é a corda dos promesseiros, que conduz a Berlinda que abriga a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas duas procissões, da Trasladação e do Círio. Em cada procissão, segundo estimativas da organização da festa, 7.500 pessoas colocam mão sobre mão em devoção à santa, nos 400 metros de comprimento de corda.

A Berlinda percorre um trajeto de 3,5 km até a Basílica Santuário. Na manhã deste domingo, muitas pessoas disputam um espaço para conseguir carregar a corda. Homens das Forças Armadas, Marinha, Exército e os guardas da santa, os chamados guardas de Nossa Senhora de Nazaré, de camisa branca, se concentram em organizar os devotos e controlar o acesso nas ruas transversais.

O dia para os devotos começou bem antes das 6h da manhã. Milhares deles já disputavam um espaço perto da Catedral Metropolitana, de onde saiu a grande procissão. A celebração foi presidida pelo arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, e o ex-arcebispo de Belém e atual arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES