DF: Dois meses após naufrágio, investigação não foi concluída

A investigação sobre o caso na Marinha é administrativa e tem um prazo de 90 dias para ser finalizada, contados a partir de 23 de maio

Imagination durante operação de remoção do Lago Paranoá, em Brasília | Marcello Casal Jr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois meses após o naufrágio do Imagination, no Lago Paranoá, em Brasília, ninguém foi penalizado pelo acidente que resultou na morte de 9 pessoas. O inquérito que está investigando as causas do naufrágio ainda aguarda a conclusão do laudo pericial do Instituto de Criminalística, que deve ficar pronto na próxima semana.

No mês passado, o delegado Adval Cardoso, da 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, responsável pela investigação criminal do acidente, afirmou que mais de 80 pessoas já foram ouvidas sobre o naufrágio.

Na mesma ocasião, ele também disse que ?duas ou três pessoas? devem ser indiciadas pelo acidente. ?Inicialmente, não constatamos dolo ou intenção de alguém de assumir risco. O que a gente observou foi desleixo, pouco caso, negligência e imprudência?, declarou.

A investigação sobre o caso na Marinha é administrativa e tem um prazo de 90 dias para ser finalizada, contados a partir de 23 de maio.

As conclusões serão enviadas ao tribunal marítimo, que pode punir os responsáveis com penas como multa e até suspender a permissão de uso da embarcação.

O naufrágio

O naufrágio do Imagination ocorreu por volta das 21h do dia 22 de maio, matando 9 pessoas. No momento do acidente, era realizada no barco uma festa organizada por uma empresária dona de um buffet.

Mais de cem pessoas estavam no barco quando ele afundou. Segundo a Marinha, o barco tinha capacidade para 90 passageiros e 2 tripulantes.

O Corpo de Bombeiros trabalhou no caso durante o resgate das vítimas, depois na busca dos corpos e na ação de içamento do Imagination. A retirada do barco do fundo do lago foi feito com globos de reflutuação e um barco rebocador.

Muitas tentativas foram feitas e, durante elas, o barco naufragado chegou a virar e ficar com o casco para cima e ser atingido por uma lancha. Após a retirada do Lago Paranoá, o Imagination está abandonado em área no Trecho 2 do Setor de Clubes Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES