Dia 05 de fevereiro: Dia Nacional da Mamografia

a cada 24 segundos é diagnosticado um novo caso de câncer de mama no mundo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama é também a doença que mais mata as brasileiras. De acordo com dados oficiais de uma organização americana, a cada 24 segundos é diagnosticado um novo caso de câncer de mama no mundo e a cada 68 segundos, uma mulher morre em virtude da doença. Mais da metade dos casos acontece em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Um dos fatores que dificultam o tratamento é a descoberta da doença em estágio avançado.

Para conscientizar a população sobre a importância do exame, foi criado, no ano passado, o Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro. A mamografia ainda é a forma mais eficaz de detectar precocemente alterações nas mamas capazes de gerar um câncer, até mesmo as que, de tão pequenas, passam despercebidas no auto- exame. É o método de escolha para detectar lesões ainda impalpáveis da mama, possibilitando, assim, o tratamento precoce das alterações encontradas.

A mamografia é o exame mais recomendável para o diagnóstico preciso da doença. Ela deve ser realizada, anualmente, a partir dos 40 anos de idade. Caso a paciente tenha histórico de câncer de mama na família e ainda não tem 40 anos ou mais, o exame mamografico pode ser antecipado.

O diagnóstico tardio e avançado, a demora no atendimento e a má qualidade dos exames são algumas das causas dos altos índices de mortalidade por câncer de mama. Além disso, há a questão da desinformação, do preconceito e da falta de cuidado das mulheres com relação a sua própria saúde. Para a presidente do Instituto Oncoguia, Dra Luciana Holtz, ?estar informado é o primeiro passo para que possamos cuidar adequadamente da nossa saúde. O segundo é agir: indo ao médico, tendo hábitos de vida saudáveis e fazendo os exames regularmente?, comenta a presidente. Para o ano de 2010 são esperado 50 mil novos casos de câncer de mama no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES