Dia D de Campanhas contra Poliomelite e Multivacinação será 15/08

O período da campnha é de 15 a 31 de agosto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dia D das campanhas contra Poliomielite e Multivacinação será em 15 de agosto

O Ministério da Saúde, integrado e articulado às Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, realizará no período de 15 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite do ano de 2015 e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, sendo 15 de agosto, o Dia de D de mobilização nacional. Em Teresina, 59 salas de vacinação estarão abertas.

Esta será a 36ª Campanha contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. “No entanto, precisamos continuar atentos ao agente infeccioso da Poliomielite, todas as ações devem ser mantidas. A Campanha tem como objetivo vacinar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, mantendo desta forma elevadas coberturas vacinais  em todos os municípios, e assim, evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país”, disse Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Com relação à Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, essa é uma importante ação das gestões em saúde. O grupo alvo para a campanha de Multivacinação são as crianças menores de cinco anos de idade. Durante o período dessa campanha, em todas as Unidades Federadas serão contabilizadas as doses aplicadas.

“Deverá ser avaliada a situação vacinal do grupo alvo, para que de forma seletiva proceda-se a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, falou Kledson Batista, enfermeiro e gerente executivo de Saúde da Regional Centro-Norte.

Nas campanhas de Poliomielite e Multivacinação deste ano a FMS introduzirá uma novidade. Será o Boletim Diário de Comparecimento. “No documento poderemos formalizar o comparecimento da criança à sala de vacina e assim termos parâmetros a seguirmos para analisarmos quantas crianças estão ou não com a caderneta atrasada e assim podermos traçar novas estratégias para otimizar nosso trabalho”, explicou Kledson Batista.

Em Teresina, a meta é vacinar 55.435 crianças durante as Campanhas de Poliomielite e Multivacinação. A FMS já articulou as ações para garantir o cumprimento da meta de imunização. Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação contra pólio até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”, falou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, sobre as precauções antes de imunizar a criança. 

Ela enfatiza ainda as contraindicações gerais: crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina; pessoas com imunodeficiência humoral ou mediada por células, neoplasias, uso de terapia imunossupressora; comunicantes de pessoa imunodeficiência humoral ou mediada por células, neoplasias, uso de terapia imunossupressora; pacientes portadores de HIV e seus comunicantes; crianças com história de pólio vacinal associada à dose anterior da vacina. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES