Dia da Consciência Negra esbarra em desafios

A data também lembra a morte dos maiores símbolos da resistência negra, Zumbi dos Palmares, que foi sacrificado lutando por uma raça que almejava viver de forma justa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (20) DO JORNAL MEIO NORTE

Dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil. A data também lembra a morte dos maiores símbolos da resistência negra, Zumbi dos Palmares, que foi sacrificado lutando por uma raça que almejava viver de forma justa. Mas será que a população negra é respeitada como deve? O dia da consciência negra serve de exemplo para quem o comemora?

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2013, os negros representam cerca de 30,5% de homicídios no Brasil. Estimativa muito alta para um país onde há mistura forte de diversas etnias, a tolerância assim deveria prevalecer. A universitária Soraia Almeida, que passa por situações diversas em pleno século XXI, acredita na luta da mudança. “O racismo e a inclusão dos negros na sociedade brasileira, também é um motivo de conscientização todos os dias, não só dia 20”. Além disso, o negro também sofre com outros aspectos. “As resistências afro descendentes não eram apenas nas lutas dos direitos para se livrar do trabalho escravo, mas também no aspecto religioso e cultural, como no candomblé, na capoeira e na música. Até hoje nós, os negros, lutamos por espaços dignos na sociedade.” afirma.

Nesse momento, mesmo com barreiras, o negro está conseguindo entrar cada vez mais no mercado de trabalho e também nos meios midiáticos, mostrando que tem vez e voz. Tanto que novelas já começam destacar a atriz principal como a negra, isso é um avanço mesmo que pequeno, mas que está sendo retratado aos poucos.

Repórter: Daniely Sousa

 

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES