Dia da Mulher Advogada: profissionais homenageiam Esperança Garcia

Advogadas homenageiam Esperança Garcia, mulher negra e escravizada, reconhecida pela OAB Nacional como a primeira advogada do Brasil

“Esperança Garcia"- mulher negra reconhecida como a primeira advogada do Brasil | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de celebrar o Dia da Mulher Advogada, ocorrido nesta quinta-feira (15), a advogada criminalista Raissa Mota, Conselheira seccional titular da OAB PI, realizará o “Café com elas”, evento que terá como temática principal “Esperança Garcia: Um paralelo da luta por direito à liberdade e advocacia feminina com suas variáveis com o desenvolvimento da carreira”.

Advogada Raissa Mota é a organizadora do   “Café com elas”

De acordo com Raíssa Mota, a proposta é reunir advogadas de todo o estado para um bate-papo e troca de experiencias em vários setores da carreira profissional. 

“Vamos debater sobre conquistas, desafios e também sobre os espaços ocupados pela mulher no cenário jurídico do Piauí e do Brasil, sobre independência financeira, empreendedorismo, dentre outras temáticas, destacando o protagonismo e o empoderamento feminino”, pontua a advogada.

O encontro acontecerá no Sesc Cajuína, nesta sexta-feira (16), às 18h30.

SOBRE O DIA DA ADVOGADA

De acordo com as professoras de pós-graduação da UFRJ, Myrthes Gomes de Campos militou a favor da emancipação feminina e sua atuação foi fundamental para a promulgação da lei nº 4.121, de 1962, conhecida como Estatuto da Mulher Casada, um dos principais dispositivos que trouxe grande parte das inovações no tratamento das mulheres. A advogada, infelizmente, não viveu para acompanhar sua vitória de perto: ela faleceu em 20 de janeiro de 1965, no Rio de Janeiro.

Em homenagem ao legado de Myrthes, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB instituiu, desde 2016, o dia 15 de dezembro como o Dia da Mulher Advogada, data que não é apenas sobre parabenizar as advogadas que militam bravamente, mas também sobre lançar luz nas dificuldades que apenas elas enfrentam.

SOBRE ESPERANÇA GARCIA:

Esperança Garcia foi reconhecida em petição pela OAB-PI, em 2017, após historiadores encontrarem uma carta sua escrita às autoridades denunciando maus tratos em 1770. No dia 25 de novembro deste ano, mais uma conquista aconteceu: O Conselho Pleno da OAB Nacional reconheceu Esperança Garcia, uma mulher negra e escravizada, como a primeira advogada do Brasil.

“Esperança Garcia"- mulher negra reconhecida como a primeira advogada do Brasil 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES