Dia da Vacina BCG: Prevenção é a melhor solução para combater doenças

O Dia da Vacina BCG é comemorado no dia 1º de julho e faz referência à data da criação dessa importante proteção

Dia da Vacina BCG: Prevenção é a melhor solução para combater doenças | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 1º de julho, o Brasil celebrará o Dia da Vacina BCG, imunizante responsável por diminuir a tuberculose e a mortalidade infantil causada pela doença. Em meio a tempos de baixa cobertura vacinal no país, a vacina ainda é o melhor caminho para evitar as mais variadas doenças graves, como afirmam especialistas.

A BCG foi criada em 1921 pelos cientistas Léon Calmette e Alphonse Guérin, na França. No Brasil, é aplicada ainda nos primeiros dias de vida do bebê e protege contra o desenvolvimento de doenças graves, como a tuberculose, principalmente durante os primeiros anos de vida da criança.

De acordo com a professora Josiani Nunes, coordenadora do curso de Enfermagem da Wyden, a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Segundo a docente, é muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la, e isso só se alcança por meio das vacinas. "Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte. Formulada a partir de uma bactéria que causa a tuberculose bovina, ela começou a ser usada no Brasil ainda na década de 1920, porém só passou a ser administrada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) nos estados brasileiros a partir de 1977. O nome BCG é uma sigla para Bacilo de Calmette e Guérin (nome em referência aos cientistas)", informou a professora.

A vacina BCG geralmente é reconhecida no braço do indivíduo, afinal, cria-se uma cicatriz na região da aplicação. "A vacinação é de dose única e é aplicada por injeção. Na maioria das vezes, surge uma reação no local da aplicação. Em geral, forma-se uma cicatriz a partir da terceira semana. A reação é esperada, mas se ela não ocorrer, não há motivo para pânico. A ausência da cicatriz não indica falta de proteção e a criança não deve ser revacinada", declarou a professora, reforçando que a imunização pode ocorrer logo após o nascimento e até os 5 anos de idade do indivíduo.

Eficácia

Segundo Josiani Nunes, a vacinação da BCG é evidente em seus benefícios, mas seu efeito protetor depende da vacinação em massa. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, pelo menos, 90% da população infantil seja vacinada com esse imunizante", diz a especialista.

Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) divulgados em dezembro do ano passado indicaram que o Brasil não havia atingido a meta de cobertura vacinal para a maioria dos imunizantes do calendário básico infantil em 2022. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apenas a BCG alcançou a meta de vacinar 90% dos bebês menores de 1 ano em âmbito nacional, embora as regiões Sul e Sudeste não tenham atingido a meta.

No Brasil, a BCG é gratuita, oferecida pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A BCG apresenta uma eficácia elevada, principalmente contra a forma disseminada da tuberculose, com cerca de 78% de proteção.

(Com informações da Ascom)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES