Dia da visibilidade trans: relatório aponta 145 assassinatos em 2023

Pela 15ª vez consecutiva, o Brasil permanece como o país com o maior número de homicídios de pessoas trans no mundo

Dia da visibilidade trans: relatório aponta 145 assassinatos em 2023 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023, o Brasil registrou 145 casos de assassinatos de pessoas trans, um aumento de 14% em comparação ao ano anterior, conforme revelado no relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), divulgado no Dia da Visibilidade Trans, nesta segunda-feira (29).

Dentro desse total, 136 foram assassinatos de travestis e mulheres trans/transexuais, enquanto 9 foram de homens trans e pessoas transmasculinas. A Antra ressaltou que o número real pode ser ainda maior, uma vez que não há dados oficiais abrangentes sobre a violência enfrentada por essa população no Brasil.

O perfil das vítimas permanece consistente: a maioria (94%) é composta por mulheres trans/travestis, predominantemente pretas ou pardas (72%), com idades entre 18 e 29 anos (34,5%), envolvidas em atividades de prostituição (57%) e vítimas de homicídios com requintes de crueldade (54%).

Entre as histórias trágicas, destaca-se a de Ana Luisa Pantaleão, de 19 anos, que trabalhava como garota de programa em São Paulo. Ela desapareceu após entrar no carro de um cliente em setembro de 2023 e seu corpo foi encontrado 15 dias depois, às margens de uma rodovia, exibindo sinais de golpes de arma branca no pescoço. O local do crime foi indicado pelo homem que foi detido como suspeito, interrompendo o sonho de Ana Luisa, que havia deixado a cidade de Pão de Açúcar, interior de Alagoas, um ano e meio antes, almejando viver na Europa.

Pela 15ª vez consecutiva, o Brasil permanece como o país com o maior número de homicídios de pessoas trans no mundo. De acordo com o levantamento da ONG Transgender Europe, que monitora 171 nações, o Brasil liderou a lista de assassinatos de pessoas trans em 2023, superando o México e os Estados Unidos.

No período de coleta de dados anual da organização internacional, que abrange de outubro de 2022 a setembro de 2023, um total de 321 mortes foram registradas em todo o mundo. O Brasil se destaca negativamente nesse cenário, reforçando a preocupante tendência de violência contra a comunidade trans no país.

Mortes por estado

São Paulo reassumiu a liderança em registros de assassinatos de pessoas trans, com 19 casos, marcando um aumento de 73% em comparação a 2022, quando ocupava o segundo lugar no ranking nacional. Segundo a Antra, o Rio de Janeiro teve o dobro de assassinatos em 2023 em relação ao ano anterior, passando da terceira para a segunda posição, com 16 casos. O Ceará, terceiro colocado, também registrou um aumento, com 12 assassinatos, um a mais do que em 2022.

O dossiê destaca que 65% das mortes (90) ocorreram em cidades do interior dos estados, mantendo uma tendência observada em 2022. Entre os casos em que foi possível determinar o local do crime, 60% das mortes aconteceram em locais públicos.

A pesquisa também revela que cinco travestis/mulheres transexuais brasileiras foram assassinadas fora do país, sendo duas na Itália, duas na Espanha e uma no Paraguai. Além disso, o dossiê destaca 10 casos de suicídio, incluindo 5 de travestis/mulheres trans, 4 de homens trans/transmasculinos e 1 de pessoa não binária.

O dossiê, realizado desde 2017, aponta que o atual governo não conseguiu, seja por falta de gestos simbólicos ou de ações efetivas, priorizar a luta contra a transfobia e a proteção da vida das pessoas trans. Ele menciona, por exemplo, a decisão de manter a distinção entre "nome de registro" e "nome social" na nova carteira de identidade nacional, bem como o campo "sexo". Embora tenha sido anunciada em maio passado a unificação do campo "nome" e a exclusão do campo "sexo", o governo voltou atrás em dezembro. A autora do dossiê, Bruna Benevides, também uma mulher trans, destaca a falta de posicionamentos firmes por parte de partidos, agentes políticos, gestores, artistas, influencers e outras figuras públicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES