Dia de Finados: FMS recomenda que visitas a cemitérios sejam rápidas

A carta também recomenda que a visita para uma mesma sepultura seja de até 4 pessoas, entrando em duplas, não sendo recomendado que todos entrem ao mesmo tempo.

Avalie a matéria:
Dia de Finados: FMS recomenda que visitas a cemitérios sejam rápidas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou carta com recomendações para a população que fará visitas aos cemitérios, no Dia dos Finados, na segunda-feira (2). 

Além de medidas como uso de máscara e distanciamento social, a FMS solicita que as visitas sejam rápidas e que ocorram em dia anterior ou posterior ao dia 02, para evitar grande circulação de pessoas. O objetivo é reduzir a proliferação do novo Coronavírus nesses locais.

A carta também recomenda que a visita para uma mesma sepultura seja de até 4 pessoas, entrando em duplas, não sendo recomendado que todos entrem ao mesmo tempo. Os visitantes devem evitar cumprimentos como beijos e abraços. Eles também  podem levar álcool em gel individual para higienização das mãos. Ao utilizá-lo, tomar cuidado pois o álcool  é inflamável e, nesse periodo, existe a tradição de acender velas. É   recomendado ainda que não levem alimentos e flores artificiais, pois esses objetos podem estar contaminados com o vírus.


Cemitério de Teresina - Foto: Meio Norte

“Recomenda-se ainda que a entrada de pessoas seja controlada. As pessoas com problemas de saúde, idosos e crianças devem evitar a ida aos cemitérios. Todo os visitantes devem manter o distanciamento seguro de 2 metros entre as pessoas. É desaconselhado também a presença de vendedores de velas, flores e alimentos e outros produtos nas proximidades dos cemitérios”, afirma a médica infectologista do COE da FMS, Amparo Salmito.

“O dia dos finados é uma data em que, tradicionalmente, ocorre visitação mais intensa aos cemitérios e, consequentemente, pode gerar aglomeração de pessoas e contribuir para aumentar a proliferação do novo Coronavírus. Nós ainda nos encontramos em um período de pandemia e todos os cuidados devem ser mantidos para evitar o contágio e o aumento do número de casos e de óbitos por Covid-19 na cidade”, finaliza a infectologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES