Dia do Artesão é comemorado com shows e sorteios em Teresina

O evento contará com palestras, a pedido da própria categoria, com um representante da Sefaz

O evento contará com palestras, a pedido da própria categoria, com um representante da Sefaz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para comemorar o Dia do Artes?o, no dia 19 deste m?s, o Prodart (Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piau?) desenvolveu uma programa??o que inclui palestras e sorteios. A data, institu?da em alus?o ao Dia de S?o Jos? Carpinteiro, ser? festejada no audit?rio do Sebrae-PI, a partir das 18 horas, com a presen?a de artes?os e parceiros que incentivam a produ??o artesanal no Estado.

De acordo com a coordenadora administrativa e comercial do Prodart, Jussara Lacerda, ap?s a solenidade de abertura, o evento contar? com palestras, a pedido da pr?pria categoria, com um representante da Secretaria da Fazenda, sobre a isen??o do ICMS (Imposto sobre Circula??o de Mercadorias e Servi?os), imposto do qual o artes?o ? isento se possuir a carteira nacional do artes?o; com representante do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre previd?ncia social e com representante de uma empresa de cart?o de cr?dito, sobre as facilidade e vantagens da venda por meio do cart?o.

Haver?, tamb?m, uma apresenta??o do cantor Wagner Ribeiro e banda, com o show voltado ? cultura artesanal, al?m de um cocktail e sorteio de dois computadores com impressora para associa?es de artes?os.

Este ano, o Pordart iniciou o cadastro dos artes?os para retirada da carteira nacional de artes?o, que antes era s? estadual. ?O artes?o ter? a vantagem de possuir isen??o de impostos em qualquer local do Pa?s?, destaca Jussara Lacerda.

A coordenadora falou, ainda, sobre a programa??o de feiras e eventos que o ?rg?o est? preparando para dar fomento ? comercializa??o dos produtos confeccionados, al?m do projeto para revitaliza??o da Central de Artesanato, que prev? feirinhas de artesanato, shows musicais e cursos de capacita??o para atrair maior p?blico.

Segundo a assessora t?cnica do Prodart Rose Santos, o ?rg?o j? possui 3.530 artes?os cadastrados atendendo a v?rios segmentos, como arte santeira, tecelagem, cestaria e tran?ado, bordado e bijuterias. ?Hoje, a categoria conta com o apoio de tr?s parceiros importantes: Governo do Estado, atrav?s da Secretaria do Desenvolvimento Econ?mico e Tecnol?gico (Sedet), Prefeitura de Teresina, atrav?s da Funda??o Wall Ferraz, e Sebrae?, informa.

No momento, o ?rg?o est? realizando o curso de macram? (croch? manual) para 15 alunos, que termina nesta sexta-feira (14), mas as inscri?es est?o abertas para outros cursos, como embalagens para presentes, pintura em tecido, biscuit decorativo e bijuteria. As inscri?es s?o realizadas no Prodart a um custo de 15 reais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES