Dia do Idoso é comemorado com atividades físicas na Potycabana

Os idosos participaram de uma aula de ginástica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde, através da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Teresina, organizou na manhã desta sexta-feira (2) uma atividade no Parque Potycabana alusiva ao Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. Os idosos participaram de uma aula de ginástica com os educadores físicos do parque.

“O Dia do Idoso é uma data dedicada para refletirmos sobre a situação na sociedade atual daqueles que se encontram na terceira idade. Rotineiramente já desenvolvemos atividades para esse público, mas esta semana nós chamamos mais a atenção sobre os cuidados da saúde deles”, disse Carlos Brito, gerente de Ações Programáticas da FMS.

Em alusão ao Dia do Idoso, as Unidades Básicas de Saúde de Teresina realizaram uma série de atividades voltadas à saúde nesta faixa etária. No dia 30 de setembro a UBS Nova Teresina teve uma roda de conversa com os idosos da região, promovida por um grupo de geriatras. “Cuidados em saúde e principais problemas referentes à terceira idade foram o tema da conversa, que contou ainda com a oferta de um café da manhã saudável”, contou Adriana Valadares, diretora Regional de Saúde Centro/Norte da FMS.

Já no dia 1º de outubro houve uma atividade no espaço Cangaia, onde foi proferida palestra com fisioterapeuta e os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) estiveram medindo pressão arterial e glicemia.

Palestras e lanches saudáveis também estiveram na programação das UBS dos bairros Porto Alegre e Sacy, na zona Sul da capital. As atividades ocorreram no dia 1º e hoje. Ambas contaram com a participação dos grupos de idosos dos bairros e as equipes ESF que atuam na região.

O Dia do Idoso no Brasil teve a data escolhida em função da aprovação da Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso no país. O objetivo é refletir sobre a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria e outras questões pertinentes à sua situação na sociedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica cronologicamente como idosos pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos em países em desenvolvimento. O Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas, segundo dados da OMS, com aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

Clique e acesse mais notícias 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES