Dia do Leitor: o protagonismo da mulher que lê e escreve

Nesta segunda-feira, 7 de janeiro, comemora-se o dia do leitor

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 7 de janeiro, comemora-se o dia do leitor. A data lembra aqueles que ficam até arrepiados com o cheiro de papel novo e não dispensam uma boa história. Seja em livros físicos ou digitais, ficcionais ou de não-ficção, os amantes da literatura não abandonam o hábito saudável, que faz bem para o cérebro e para a vida. Para lembrar a data, o Jornal Meio Norte buscou iniciativas de leitura entre mulheres, que buscam na sororidade o empoderamento.

Mas antes de mais nada, questione a si mesmo, leitor deste impresso, qual sua autora favorita? Ou melhor: qual sua autora negra preferida? No Dia do Leitor, mais do que nunca, é preciso ouvir o lugar de fala de todas as pessoas.

Esse é o mote de uma campanha virtual da advogada Andreia Marreiro. Após a morte de Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, a professora da UESPI e presidenta da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/PI, sentiu a necessidade de trabalhar o luto indicando autoras negras através das redes sociais. Assim surgiu a campanha Esperançar.  A repercussão foi grande, permitindo criar uma verdadeira cadeia de leitoras.

As piauienses Maria Sueli e Dani Marques estão na lista de livros indicados na campanha, além de nomes consagrados da literatura como Sueli Carneiro, Jaqueline de Jesus, Conceição de Evaristo, Jamila Ribeiro, Carla Akotirene e Chimamanda Adichie. Esta última, uma best-seller em todo o mundo.

A advogada adotou critérios para a escolha dos livros. “Busquei atender uma diversidade regional. Temos autoras africanas, norte-americanas, brasileiras e piauienses. Temos o livro sobre Esperança Garcia, organizado pela professora Maria Sueli, e um fanzine, o Desembucha Mulher, da Dani Marques. Tive um cuidado de buscar mulheres lésbicas e também mulheres transexuais, como é o caso de Jaqueline de Jesus. A preocupação de mesclar realidades. Trouxe mulheres intelectuais, que contribuíram para a academia em diversas áreas, como Sueli Carneiro. Além de Conceição Evaristo, que teve forte campanha para ser indicada a imortal da Academia Brasileira de Letras”, explica Andreia Marreiro.

O hábito de ler não é mecânico. A leitura é uma janela para analisar melhor o mundo em que vivemos. A campanha Esperançar é fazer com que as pessoas a acessarem palavras que sirvam como lentes para enxergar o racismo, o machismo e a desigualdade do Brasil, para que assim possamos construir práticas conscientes e concretas de enfrentamento de atitudes tão perversas que nos desumanizam”, acrescenta Andreia.

Mulheres que leem

Falamos de mulheres escritoras. Mas quem são as mulheres que leem? O Leia Mulheres é quase como se fosse um clube do livro, mas o protagonismo feminino é que define quais livros serão adotados. “É uma iniciativa nacional, temos três mediadoras nacionais. A ideia surgiu para fortalecer o acesso à obras publicadas por mulheres”, explica Lorena Nery Borges, assistente social, escritora e uma das mediadoras do projeto em Teresina, que iniciou em 2017 e hoje conta com três mediadoras.

Os encontros são mensais. “Nós temos uma dinâmica própria para a escolha dos livros em Teresina. Em um mês trabalhamos um volume internacional, no seguinte um nacional e depois local. É sempre assim para contemplar as diferentes esferas”, atesta Lorena.

Lorena afirma que a movimentação em torno do Léo Mulheres é grande. “Nossos encontros presenciais dão até 30 pessoas, mas nas redes sociais, no grupo do Facebook, somos mão de 300. Também temos o Instagram, @leiamulheresteresina, que é mais aberto”, aponta a mediadora.

O Leia Mulheres Teresina no momento está lendo duas obras de Chimamanda Ngozie Adichie, sendo elas “Sejamos Todos Feministas” e “Para Educar Crianças Feministas”. O próximo encontro do grupo será no dia 26 de janeiro em uma livraria da zona Leste de Teresina.

Brasil: um país de literatura em crise

O brasileiro está lendo cada vez menos. Primeiro veio a televisão e agora, mais recentemente, as redes sociais, que praticamente anularam a vontade do tupiniquim, que já não era muito chegado em livros, de ler algumas páginas. O resultado é a falência das grandes livrarias, a queda no volume de vendas e a busca sempre por resumos em pdf no Google quando o professor orienta alguma obra.

Enquanto isso, forma-se um exército de pessoas que não sabem interpretar um texto e que não possuem o mínimo hábito de pesquisa. Essas são as mesmas pessoas que terminam caindo em golpes e vírus por e-mail ou que acreditam em fake news. Falta senso crítico, que está fortemente ligado ao hábito de ler.

No Brasil, de acordo com pesquisa do Ibope de 2016, o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano. No entanto, conclui a leitura de apenas 2,43. 44% da população nunca comprou um livro na vida, fato marcado pela forte disparidade econômica do país. Do total da população, 44% simplesmente não lê e 30% nunca comprou um livro na vida. Para frente, Brasil?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES