Dia do Vampiro é celebrado com doação de sangue em São Paulo

O grupo se reuniu no vão livre do Masp para uma caminhada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia do Vampiro, celebrado no dia 13 de agosto, movimentou dezenas de adeptos ao neste sábado na avenida Paulista. O grupo se reuniu no vão livre do Masp para uma caminhada até o Pró-Sangue, no hospital das Clínicas, para uma doação de sangue coletiva. O evento ocorre há 13 anos na capital paulista e é coordenado pela cineasta Liz Marins, também conhecida como Liz Vamp. Liz é filha de José Mojica, o Zé do Caixão, e criadora da data.

“A ideia de criar um ‘Dia’, para lutar por estas causas, veio depois que criei a personagem Liz Vamp, em 2001, e tive a oportunidade de falar em vários veículos de mídia aberta. Observei que poderia agregar meus ideais sociais aos dons artísticos. Enxerguei uma chance de usar a fascinante e sedutora ficção vampírica para ajudar a nossa tão carente realidade”, disse a cineasta. Segundo ela, apesar de o mito vampiresco assustar alguns, o intuito da criação do dia é “proporcionar diversão enquanto são praticadas boas ações, usando o lúdico”. “É, na verdade, uma forma de estimular a criatividade e fantasia dos participantes, de dar certa leveza a temas e atitudes tão importantes e sérias”.


Em 2003, um projeto do vereador José Laurindo (PT) oficializou a data como o Dia dos Vampiros. Um dos artigos da lei, inclusive, classifica a data como um dia de incentivo à doação de sangue e propagação da bandeira contra o fim da “rotulação do preconceito de toda espécie”. O Brasil é o único país que celebra o Dia dos Vampiros e mantém uma campanha de reforço cultural. Conheça mais sobre a causa dos vampiros no site oficial da campanha



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES