Dia Estadual do Vaqueiro é comemorado em União

Dia Estadual do Vaqueiro é comemorado em União

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Institut?do atrav?s da Lei 4.784, de 9 de outubro de 1995, de autoria do ent?o deputado estadual e hoje governador Wellington Dias, o Dia Estadual do Vaqueiro ? comemorado nesta quarta-feira, 29, com festividades, no munic?pio de Uni?o, a 59 km de Teresina. O governador participa da programa??o, a partir das 15h30.

Na ocasi?o, o vaqueiro Faustino Pereira da Silva, campomaiorense, ser? agraciado com a Medalha Estadual do M?rito Renascen?a, a maior comenda honor?fica do Piau?, em homenagem a todos os vaqueiros. O governador tamb?m assina autoriza??o para a instaura??o de processo licitat?rio para a constru??o do Museu do Vaqueiro no munic?pio.

O governador Wellington Dias tamb?m participa da tradicional prociss?o do vaqueiro, realizada h? 53 anos na cidade, e que conta com a participa??o de vaqueiros de toda a regi?o. A prociss?o sai da sede da Associa??o dos Vaqueiros, com chegada na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Rem?dios.

O dia 29 de agosto poder? se tornar uma comemora??o nacional do Dia do Vaqueiro, de acordo com projeto de lei apresentado pelo deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI) na C?mara dos Deputados. O projeto j? foi aprovado por unanimidade na Comiss?o de Constitui??o e Justi?a e de Cidadania (CCJC) e aguarda vota??o pelo Senado Federal. Na data escolhida, no ano de 1944, foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, na cidade de Uni?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES