Dia Mundial de Combate às Drogas mobiliza Teresina

Várias instituições atuam na tentativa de conter o avanço das drogas Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quarta-feira (26) marca o Dia Mundial de Combate às Drogas. Nesta semana várias ações são realizadas com o intuito de impedir o avanço das drogas.

Principalmente entre jovens, que são afetados pelos perigos de drogas tradicionais, como cannabis, heroína, cocaína e substâncias do tipo anfetamínico. Mas também por substâncias que não estão sob controle internacional.

Várias instituições atuam na tentativa de conter o avanço das drogas Piauí, uma das entidades que combatem às drogas e as consequências danosas do é a Fazenda da Paz.

Domingo passado (23) o grupo organizou uma caminhada com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do problema das drogas. Para quarta-feira, (26) planejam realizar uma panfletagem sobre este tema no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Miguel Rosa. Também haverá uma missa de ação de graças na Igreja Nossa Senhora da Dores.

Osailton de Souza, 22 anos, é um dos internos que estão em tratamento na Fazenda da Paz. Ele conta que começou a usar crack desde os 17 anos, devido às más companhias e também por curiosidade.

Resolveu buscar ajuda para se livrar do vício, após ver a destruição de sua família. Agora há 05 meses na Fazenda da Paz, acredita estar obtendo bons resultados, ressaltando que qualquer ação para retirar os jovens do mundo das drogas é importantíssimo.

"Minha família está confiando em mim e eu também estou confiando. A Fazenda é mais que uma comunidade, é uma família que procura buscar os valores que a gente perdeu. O tratamento é para toda a vida. É preciso viver cada dia por vez ", declara.

A SEMJUV (Secretaria Municipal da Juventude) organizará durante esta semana palestras nas escolas das zonas urbana e rural. A Fundação Municipal de Saúde de Teresina também disponibiliza atendimento através do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas), que é voltado para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas.

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas realiza, de 24 a 26 de junho, a Semana Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, com o tema Valorizando a Vida. O evento acontecerá na Praça Pedro II, das 8h às 16h.

Esta data, 26 de junho, foi definida pela Assembleia Geral da ONU, através da Resolução 42/112, de 7 de dezembro de 1987. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), lança neste ano a Campanha "Fique ligado na sua saúde, não nas drogas", com a finalidade de informar ao público, e particularmente aos jovens, sobre os efeitos nocivos das novas substâncias psicoativas (NSP).

Ano passado, o Relatório Mundial sobre Drogas 2012, lançado pela UNDOC, calculou que cerca de 230 milhões de pessoas - 1 em cada 20 - já consumiram alguma droga ilícita pelo menos uma vez em 2010.

Além disso, o Relatório aponta que os usuários problemáticos de drogas, principalmente as pessoas dependentes de heroína e cocaína, totalizam cerca de 27 milhões, cerca de 0,6% da população adulta mundial, uma em cada 200 pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES