Dia Mundial do Rim terá eventos alertando para prevenção da doença renal

O evento contará ainda com a iluminação especial da ponte João Isidoro França (Ponte Estaiada), na zona Leste da capital, que terá as cores da campanha, que neste ano será na cor laranja, a partir das 18h30.

Ginivaldo | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Mundial do Rim, 9 de março, incorporado pela primeira vez na agenda da Sociedade Internacional de Nefrologia (INS) em 2006, encontra-se em sua 17ª edição e vai reunir milhões de pessoas em mais de 150 países. Em Teresina,a data será celebrada com atendimentos gratuitos nesta quinta-feira (9), em três pontos da capital. O evento contará ainda com a iluminação especial da ponte João Isidoro França (Ponte Estaiada), na zona Leste da capital, que terá as cores da campanha, que neste ano será na cor laranja, a partir das 18h30.

E vocês sabia que 1 em cada 10 brasileiros tem doença renal cronica e não sabe? Foi pensando nisso que a Sociedade Brasileira de Nefrologia lançou uma campanha de conscientização para alertar sobre a importância de prevenir e diagnosticar a doença renal crônica. A ideia é vestir você também essa camisa e ajudar a controlar e combater essa doença que, quando é diagnosticada precocemente, pode ser controlada.

Ginivaldo Victor diz que é o momento de conscientizar sobre a importância do diagnóstico da doença renal. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os cantores Léo Santana e Juliette são as estrelas desta campanha que está sendo amplamente divulgada nas redes sociais como alerta à população em geral.

Na capital piauiense, os atendimentos vão acontecer na Praça João Luis Ferreira, Centro de Teresina, no horário de 9h às 13h; no Shopping Riverside, zona Leste da cidade, de 14h às 19h, e na Ponte Estaiada, de 16h às 19h

De acordo com o médico nefrologista Rafael Rebelo, as equipes que vão atuar nesta quinta-feira são formadas por 25 profissionais, entre médicos nefrologistas, equipes de enfermagem, nutricionistas, além de estudantes de medicina e representante da Associação de Pacientes Portadores de Doenças Renais. “Esta será a primeira vez que teremos essa atividade em Teresina como forma de conscientizar a todos sobre os riscos da doença renal crônica”, alerta, mencionado que nos três pontos haverá distribuição de panfletos, conversa dos profissionais de saúde com a população, “bem como serão repassadas orientações sobre os cuidados necessários para prevenir a doença renal.

De acordo com o Ginivaldo Victor Ribeiro do Nascimento, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Piauí, “9 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. É o momento de conscientizar sobre a importância do diagnóstico da doença renal, uma doença que é silenciosa, muita gente não sabe que tem e acomete cerca de uma a cada dez pessoas. Na quinta-feira será realizada uma série de eventos em Teresina, organizados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia  (Regional Piauí). Teremos eventos na Praça João Luiz Ferreira, Riverside Shopping e Ponte Estaiada”, reforça, mencionando que através de um exame simples e barato, chamado creatinina, principalmente para quem tem hipertensão ou diabetes, é possível fazer um diagnóstico. “Porque são as principais causas dessa doença”, conclui o médico que espera contar com a presença de todos no Dia Mundial do Rim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES