Dia Municipal contra a Homofobia é comemorado neste domingo em THE

O dia 17 de maio é o dia Municipal Contra a Homofobia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia 17 de maio é o dia Municipal Contra a Homofobia. A data também comemorada internacionalmente é marcada por mobilização das entidades que atuam em prol da defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Em Teresina, o crescente número de denúncias contra a violação desses direitos, no entanto, aponta um cenário preocupante. O Conselho Municipal LGBT faz uma avaliação.

De acordo com o Presidente do Conselho LGBT e também da Articulação Brasileira de Gays (Artgay), Vitor Kozlowski, apesar do reconhecimento nos últimos anos, a população LGBT ainda sofre cotidianamente as consequências da homofobia, essa realidade é refletida através dos casos de negligência, violência física, psicológica e discriminação que chegam até o Conselho através do Disque 100 e do Disque Cidadania.

De acordo com o Presidente, os índices, infelizmente, ainda são altos. "Compreendendo esses dados verificamos a necessidade que tem o poder público de elaborar ações e políticas voltadas para a comunidade LGBT", explica.

A Secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mauricéia Carneiro, destaca importância da data e os avanços no âmbito das políticas públicas implantadas na capital para o reconhecimento dos direitos da população LGBT.

"Essa data simboliza a luta para o combate a discriminação, o preconceito e o estigma a comunidade LGBT. A política municipal de Assistência Social tem o papel de reforçar o seu compromisso e seu trabalho em prol da defesa dos direitos dessa comunidade na luta por direito humanos e diversidade sexual", completa.

O Conselho LGBT participa da Conferência Conjunta de Direitos Humanos no dia 24 a 26 de junho, quando também acontecerá III conferência do Conselho LGBT. Posteriormente a isso, será montado um plano de ação municipal com o propósito de amenizar o quadro de violação de direitos a população LGBT no município de Teresina.

"Preconceito se combate todos os dias. No entanto, algumas datas entram no calendário para chamar atenção para um problema em específico. É o caso do Dia Municipal de Combate à Homofobia que foi instituído em Teresina. É uma data em que temos que refletir nossas atitudes e reforçar o respeito.

Infelizmente, os números que temos em relação à discriminação e ao preconceito ainda são grandes, mas reforçamos o nosso trabalho em manter as políticas públicas, dialogando, conscientizando e mostrando que todos somos iguais, independente da orientação sexual", afirma o Prefeito de Teresina, Firmino Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES