Dia Nacional da Mamografia: Ceir chega a marca de 7 mil exames

O serviço é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Governo do Estado, contribuindo para o diagnóstico precoce

Mamógrafo do Ceir | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Celebrado neste sábado (5), o Dia Nacional da Mamografia é uma data que tem como objetivo reforçar a importância do exame para a detecção em fase inicial de alterações nas mamas, como o câncer. Desde 2016, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) disponibiliza a realização de mamografias à população. 

O serviço é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Governo do Estado, contribuindo para o diagnóstico precoce, essencial para o sucesso do tratamento de pessoas acometidas pela doença. Ao todo, 7.285 mamografias já foram realizadas pelo Centro de Diagnóstico do Ceir, uma marca que a gestão da instituição comemora com orgulho. 

Mamógrafo é utilizado para exame. Crédito: Divulgação.

Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir, fala da importância do exame. "Sabemos o quanto o câncer de mama é incidente na população feminina, bem como da sua gravidade. Poder ajudar tantas mulheres a identificar o surgimento da doença é realmente gratificante, inclusive, nosso mamógrafo é adaptado para pessoas com deficiência", explica.

O CEIR dispõe de atendimento completo. "É importante ressaltar que, além da mamografia, o Centro de Diagnóstico disponibiliza vários outros exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia e ultrassonografia, além de exames laboratoriais, neurológicos, pneumológicos e urológicos, que são realizados diariamente", acrescenta. 

Para ter acesso aos serviços, caso o paciente resida na capital, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. O médico solicitará o exame, que será autorizado pelo sistema online do SUS para o Ceir. Já os usuários residentes em outros municípios devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde local e seguir os trâmites para agendamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES