Dia Nacional de Combate à Tuberculose: saiba como prevenir a doença

A tuberculose tem cura e seu tratamento dura, no mínimo, 6 meses e é oferecido gratuitamente pelo SUS

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: saiba como prevenir a doença | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia 17 de novembro é lembrado como Dia Nacional de Combate à Tuberculose, uma das doenças mais antigas do mundo, sendo identificada em múmias do Egito de 3000 anos A.C., em civilizações pré-colombianas do Peru e com grande disseminação na Europa por volta do século XVIII durante a revolução industrial. Apesar de conhecida há muito tempo, apenas em 1882 foi descoberto o agente causador da doença pelo médico alemão Robert Koch, sendo identificado como Bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis, nome pelo qual é conhecido atualmente.

“A forma mais comum da tuberculose é a pulmonar, embora seja importante salientar que é uma doença que pode também acometer outros órgãos, como linfonodos, ossos e meninges. Essas manifestações atípicas ocorrem mais frequentemente em pacientes com comprometimento imunológico, seja ele adquirido ou congênito”, explica o pneumologista e docente do IDOMED, Daniel Messias Martins Alves Neiva.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem cerca de 5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Com isso, o país ocupa a 20ª posição no ranking.  E, segundo a OMS, no mundo cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose a cada ano.

Os sintomas são tosse persistente (durando pelo menos 3 semanas), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento, sendo a tosse o principal diagnóstico, seca ou produtiva. “Caso a pessoa apresente esses sintomas, é muito importante que seja investigado para tuberculose com o médico de família, clínico geral ou pneumologista de referência. Além disso, é preciso que o serviço de saúde pública tenha conhecimento do indivíduo doente para que sejam realizadas buscas ativas de outros doentes e contatos”, alerta o médico.

A tuberculose tem cura e seu tratamento dura, no mínimo, 6 meses e é oferecido gratuitamente pelo SUS. De maneira geral, são utilizados 4 medicamentos para o tratamento. “Uma das estratégias para potencializar essa cura é a adesão dos pacientes ao Tratamento Diretamente Observado, que consiste na observação da tomada da medicação por um profissional capacitado. Já com 15 dias de tratamento, a transmissão se encerra e o paciente começa a se sentir bem melhor. No entanto, não podemos interromper o tratamento neste período”, sinaliza o professor de Medicina.

Mesmo após o tratamento para a Tuberculose, pode haver algum grau de sequela, como o comprometimento da estrutura do pulmão e maior probabilidade de desenvolvimento de sintomas respiratórios e infecções pulmonares, por exemplo. Por isso é mandatório que o paciente, após o tratamento para Tuberculose, mantenha o acompanhamento com profissional de saúde. “A Tuberculose é uma doença tratável e prevenível. Temos que buscar identificar precocemente as pessoas com a doença para que iniciem o tratamento o mais rápido possível para reduzir a transmissão. Além disso, políticas públicas em âmbito municipal, estadual e federal devem ser implementadas globalmente e aperfeiçoadas buscando uma melhora da saúde e bem estar da população”, explica Neiva.

Contágio

O pneumologista explica que a tuberculose é considerada uma doença muito prevalente no mundo e, apesar disso, é negligenciada. É uma doença infecciosa transmissível, principalmente pela via respiratória, através da eliminação de aerossóis, pela tosse, espirros ou até mesmo pela fala. “O que preocupa muito os médicos e outros profissionais da saúde é que, em média, uma pessoa não tratada pode contaminar, em um ano, cerca de 10 a 15 outras pessoas”, alerta.

A tuberculose não é transmitida compartilhando copos, roupa de cama, assento sanitário ou outros objetos. O bacilo é sensível à luz e à circulação de ar. Por isso, se o ambiente tem iluminação direta do sol e é bem ventilado, as chances de contaminação são reduzidas. “Outro fator que ajuda a reduzir a contaminação é a etiqueta ao tossir, algo que aprendemos bem durante a pandemia: tapar a boca e nariz ao tossir, de preferência com o antebraço”, explica Daniel.

Têm maior risco de adoecimento por Tuberculose os grupos com baixa imunidade e os que vivem em condições precárias. Por exemplo: populações indígenas têm até três vezes mais chances de adoecer; pessoas que vivem com HIV/AIDS têm chances 19 vezes maior de adoecer; já na população carcerária, onde as condições de saúde e higiene são extremamente precárias, as chances são cerca de 23 vezes maiores; em populações de rua, por fim, as chances são 54 vezes maiores.

Programas Nacionais de prevenção

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma vacina que ajuda a proteger contra os quadros graves de Tuberculose, como a tuberculose meníngea e miliar. Ela é dada por volta do 5º dia de vida da criança, mas pode ser administrada até 11 meses e 29 dias de vida.

No Brasil existe um programa público chamado “Plano Brasil livre da tuberculose”, que através do Ministério da Saúde implementou três pilares para combater a doença: Prevenção e cuidado integrado e centrado na pessoa, Políticas arrojadas e sistema de apoio e Intensificação da pesquisa e inovação. O objetivo é que em 2035 aconteça uma redução de 95% das mortes causadas pela Tuberculose no Brasil, quando comparado com 2015. Diversas pesquisas têm sido realizadas buscando tratamentos mais eficazes, com menos efeitos colaterais e de mais fácil administração. Um exemplo importante é de uma pesquisa da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) que busca uma nova medicação para o tratamento da Tuberculose.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES