Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão: Especialista alerta para riscos

Doença é conhecida como assassina silenciosa por não apresentar sintomas

Especialista alerta para os riscos da Hipertensão Arterial | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data alerta sobre os perigos da doença que também é conhecida como pressão alta. Ela é caracterizada pelo aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% dos brasileiros são hipertensos. Na maioria dos casos os sintomas só aparecem quando a pressão aumenta de forma abrupta causando lesões em órgãos vitais. Por ser assintomática, muitos chamam a doença de assassina silenciosa.

Especialista alerta para os riscos da Hipertensão Arterial- Foto: Divulgação

Segundo o cirurgião cardiovascular Jocerlano Sousa (CRM-3412), cooperado Unimed Teresina, a doença está associada a alguns fatores: “Na maioria dos casos ela está associada a síndrome metabólica, o aumento de peso, estresse, sedentarismo, aumento do consumo de sal que fazem parte de um complexo maior que levam a hipertensão”.

Além disso, fatores genéticos também podem contribuir para a doença. “A hereditariedade também é um fator importante. Estima-se que se você tem um pai hipertenso suas chances de desenvolver a doença é 30% maior, quando são os dois pais essa possibilidade pode dobrar chegando a até 60%”, ressalta.

No geral a pressão arterial oscila durante todo o dia, o normal é ela cair em momentos de relaxamento e no sono e aumentar em atividades físicas, estresse e agitação. “Porém uma pessoa hipertensa, sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9(140mmHg X 90mmHg) na maior parte do tempo e mesmo em estado de relaxamento. Esse é o grande sinal de alerta”, explica o médico.

Além de não apresentar sintomas, na maioria dos casos, a hipertensão não controlada pode gerar complicações e riscos de outras doenças. “Ela está ligada aos ataques cardíacos; acidente vascular cerebral; insuficiência cardíaca; insuficiência renal; alterações na visão e até mesmo impotência sexual”, detalha o cirurgião cardiovascular.

Após o diagnóstico, que é feito com a aferição da pressão arterial, o tratamento é feito com uso de medicamentos para controle da pressão. Além disso, adotar hábitos mais saudáveis são fundamentais para o tratamento e prevenção. “As recomendações são reduzir o uso de sal, o indicado é o consumo de até cinco gramas por dia que equivale a uma colher de chá rasa; optar por uma alimentação mais saudável, rica em verduras e frutas; praticar atividade física; consumo moderado de álcool; e não fumar”.

O médico ainda recomenda visitas regulares ao especialista. Em idade acima dos 40 anos pelo menos uma vez ao ano e antes dessa idade fazer uma avaliação médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES