Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade é comemorado nesta terça

A data homenageia os profissionais responsáveis pela prestação de cuidados primários aos pacientes

Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade será comemorado nesta terça | Divulgação/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Celebrado em 05 de dezembro, o Dia Nacional do Médico da Família e Comunidade homenageia os profissionais responsáveis pelos cuidados primários aos pacientes de todas as idades. O acompanhamento pode ser realizado pela vida toda, com foco no envelhecimento saudável, prevenção de doenças e promoção da saúde. Diferentemente do Clínico Geral, que atende apenas adultos, o Médico da Família e Comunidade acompanha o paciente ao longo de toda a vida. Especializado em cuidados primários, oferece apoio, orientação e indica a melhor conduta.

Oferecendo atendimento integral, o médico da família desenvolve uma relação médico-paciente mais efetiva. Essa relação gera maior intimidade com o paciente e sua família, aprofundando a qualidade do trabalho. É comum que esse profissional acompanhe a família toda, monitorando o histórico de todos e apontando medidas preventivas, sempre com orientações importantes em uma abordagem construtiva. A atuação na área é ampla, incluindo unidades de Saúde, Atendimento Domiciliar, consultório próprio, hospital, internações hospitalares, programas de desospitalização e programas de promoção da saúde, entre outros.

Amanda Goshima Kronka, médica da Família e Comunidade, destaca outra atuação importante dessa especialidade. “Com o passar da idade, é comum que o paciente tenha contato e acompanhamento de vários especialistas, como um cardiologista, um neurologista, um nefrologista etc. O Médico da Família é o profissional indicado para coordenar os tratamentos, unificar os cuidados e avaliar a evolução dos resultados em um plano de cuidados elaborado para o paciente”, comenta a especialista.

A demanda por especialistas em Medicina da Família está em alta. O Brasil ultrapassou a marca de 500 mil médicos, sendo que aproximadamente 433 mil têm pelo menos uma especialização, de acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). Cerca de 40% dos recém-formados optam pela residência em clínica geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria ou cirurgia geral. No entanto, os dados indicam um amplo espaço para a ampliação do número de especialistas em saúde da família no país.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC), o Brasil precisa de 70 mil médicos para atender toda a população de forma ideal. Atualmente, há 7.149 médicos da família atuando no país, e nos últimos anos houve um aumento de 30% na formação de profissionais dessa especialidade. Na última década, o crescimento foi de 171%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES