Difícil pegar no tranco? confira três dicas para encarar a segunda-feira

Embora o fim de semana seja um momento agradável, o cérebro trabalha duro para acomodar essa mudança repentina na rotina

Difícil pegar no tranco? confira três dicas para encarar a segunda-feira | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadoras da Universidade de Medicina e Ciências da Saúde do Royal College of Surgeons, na Irlanda, afirmam que muitas pessoas têm dificuldade em retornar à rotina e ao trabalho após dias de folga, o que pode gerar a "síndrome do domingo". 

No entanto, é possível "reprogramar" o cérebro para pensar na semana de maneira diferente, já que a falta de rotina está associada à diminuição do bem-estar e ao sofrimento psicológico. 

Embora o fim de semana seja um momento agradável, o cérebro trabalha duro para acomodar essa mudança repentina na rotina. A adaptação à falta de rotina do fim de semana é fácil para o cérebro, mas a volta às atividades menos agradáveis, como as obrigações da segunda-feira, pode ser mais difícil.

1 - Mantenha uma rotina

Uma maneira de se adaptar às mudanças após o fim de semana é adotar uma rotina que dure toda a semana e tem o poder de tornar a vida mais significativa. Isso pode incluir assistir um programa de TV favorito, praticar jardinagem ou ir à academia. Também ajuda realizar essas atividades no mesmo horário todos os dias. 

As rotinas aumentam o senso de coerência, um processo que permite às pessoas entenderem o quebra-cabeça de eventos da vida. 

Reschke e Burke garantem que, quando temos uma rotina estabelecida, seja a rotina de trabalhar cinco dias e tirar dois dias de folga, ou participar de uma série de atividades todos os dias, a vida ganha mais sentido. 

2 - Não mude o despertador

Outra rotina importante que deve ser estabelecida é a rotina de sono. Uma pesquisa mostra que manter um tempo de sono consistente pode ser tão importante para aproveitar as segundas-feiras quanto a duração ou a qualidade do sono. Isso porque, mudanças nos padrões de sono nos fins de semana podem desencadear jet lag social .

Por exemplo, dormir mais tarde do que o habitual e dormir mais nos dias de folga pode desencadear uma discrepância entre o relógio biológico e as responsabilidades socialmente impostas. Isso também está relacionado a níveis mais altos de estresse na manhã de segunda-feira.

O ideal é tentar manter um horário definido para dormir e acordar, além de evitar tirar cochilos.

É indicado criar uma rotina para “desacelerar”, que dura cerca de 30 minutos, antes de dormir, desligando ou guardando os dispositivos digitais e praticando técnicas de relaxamento.

3 - Hackeie seus hormônios

Muitas pessoas sentem dificuldades em lidar com as segundas-feiras e costumam apresentar sintomas de ansiedade e medo, conhecidos como "síndrome do domingo". No entanto, é possível reprogramar o cérebro para pensar na semana de maneira diferente, mesmo que não seja possível mudar a rotina.

Estudos revelam que o cérebro adora previsibilidade e rotina, e a falta desses elementos pode afetar negativamente o bem-estar e a saúde mental. Embora o fim de semana seja um momento de liberdade e falta de rotina, o retorno às atividades menos agradáveis, como as obrigações da manhã de segunda-feira, pode ser desafiador.

Os hormônios também podem influenciar a forma como nos sentimos às segundas-feiras. O cortisol é um hormônio multifuncional que ajuda a regular o metabolismo, o ciclo sono-vigília e a resposta ao estresse. Sob estresse agudo, o corpo libera cortisol e adrenalina, preparando-se para lutar ou fugir.

O cortisol flutua diariamente e costuma ser mais alto às segundas e terças-feiras, com os níveis mais baixos relatados aos domingos. Para reduzir o estresse geral, é importante treinar o cérebro para reconhecer apenas ameaças reais, ativando o córtex pré-frontal o mais rápido possível.

Atividades de relaxamento, como a atenção plena e o contato com a natureza, podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. É recomendável evitar o contato com estressores externos, como o telefone e as redes sociais, logo após acordar, até que os níveis de cortisol diminuam naturalmente. Seguindo essas dicas simples, é possível treinar o cérebro para lidar com as segundas-feiras e acreditar que os dias da semana podem ser tão bons quanto o fim de semana.

Com informações do La Nacion/O Globo 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES