PI: Falta de médicos faz pacientes buscar por pensões

A falta de médicos no interior também é um fato. No Piauí, são 3.300 médicos registrados e destes, 80% trabalham na capital Teresina.

Salustiano Moura defende que estrutura dada aos médicos no interior seja melhorada | REDE MEIO NORTE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Possibilidade de contratação de médicos estrangeiros para trabalhar no interior, além de dificuldade no atendimento, falta a estrutura para atender pacientes de todo estado e de estados vizinho. O Pólo de Saúde de Teresina é formado por hospitais, clínicas, hotéis e pensões que, além do sistema de hospedagem, oferecem serviços de acompanhamento, orientação e marcação de consultas, especialmente para aqueles pacientes que vem de fora.

A falta de médicos no interior também é um fato. No Piauí, são 3.300 médicos registrados e destes, 80% trabalham na capital Teresina. A situação desse paciente que veio do interior é um dos exemplos das dificuldades pelas quais passam as pessoas que precisam de atendimento aqui na capital.

?Eu to fazendo um tratamento de próstata e não sei qual o nome do médico que está me atendendo. Eu vim para a pensão e daqui eles me ajudaram a me encaminhar para as consultas. Fiz a operação e me custou R$ 5 mil reais. Já tá tudo pago e não devo a ninguém. Tive que vender muitas coisas minhas lá na minha cidade porque esse dinheiro todo para quem é pobre é muita coisa?, conta o paciente recém operado.

O presidente da Associação Piauiense de Medicina, o médico Salustiano Moura, garante que o problema é mesmo estrutural. ?O médico não trabalha sozinho, só ele e o paciente, geralmente, isso acontece só para os casos muito simples. Mas se começou o caso daquele paciente ficar mais complexo, já precisa de uma estrutura. De laboratório, de Raio X, de outro profissional para auxiliar, a enfermagem, a nutrição, odontologia, fisioterapia. Então essa estrutura no interior é que precisa melhorar para que o profissional queira ir para o interior?, destaca.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA COM O REPÓRTER WALTERES ARRAES NO VÍDEO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES