Direitos dos aposentados é tema de palestra

Direitos dos aposentados é tema de palestra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Come?am nesta sexta-feira, 28, ?s 8 horas, na sala 4 da Escola Fazend?ria, as palestras do Programa de Prepara??o para Aposentadoria no Servi?o P?blico Estadual. A primeira ser? proferida pela diretora da Escola de Governo, a assistente social Jana?na Mapurunga, que ir? falar sobre direitos dos aposentados - como e onde adquiri-los e como prevenir e denunciar maus-tratos. O programa ? desenvolvido pela Secretaria da Administra??o (Sead), atrav?s da Diretoria de Gest?o de Pessoas e do Servi?o de Psicologia.

A outra palestrante do dia ? a psic?loga Patr?cia Moreira, que ir? fazer uma viv?ncia musicoter?pica, a partir das 10 horas. As palestras prosseguem at? o dia 11 de outubro sobre diversos temas, como alimenta??o saud?vel, legisla??o para aposentadoria, preven??o e cuidados na terceira idade, bem-estar atrav?s da dan?a, a import?ncia da atividade f?sica na terceira idade e preven??o e cuidado com a sa?de mental. Ser?o proferidas por profissionais da Sead, da Universidade Federal do Piau? (UFPI) e do Centro de Refer?ncia em Sa?de do Trabalhador (Cerest).

A primeira etapa do programa foi visita e entrevista com os servidores interessados em participar. Est?o inscritas 20 pessoas. O objetivo ? amenizar as conseq??ncias de um afastamento s?bito do local de trabalho, pois sob o ponto de vista psicol?gico e social, a aposentadoria ? um momento na vida que pode variar de pessoa para pessoa, provocando sentimentos positivos ou negativos.

O programa vai proporcionar aos servidores informa?es adequadas sobre aposentadoria, atividades p?s-aposentadoria, recursos assistenciais que a comunidade disp?e para esse p?blico e discuss?es com quem est? vivenciando o momento. E, para isso, ter? equipe multidisciplinar para repassar as informa?es, como advogado, psic?logos, m?dico, administrador, educador f?sico, assistente social e nutricionista. A pr?xima etapa do programa ser? desenvolvida com visitas domiciliares aos servidores inscritos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES