Dissertação de professora aborda intolerância com umbanda em Teresina

Teresina, considerada uma das capitais mais católicas do país, possui mais de 400 terreiros de umbanda, de acordo com o levantamento realizado pelo aplicativo “Eu Tenho Fé”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O terreiro de umbanda foi objeto de estudo para dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) da professora Halda Regina da Silva. 

Mulher, negra e mãe, Halda redescobriu sua religião para mostrar elementos, identidade e o respeito que a religião de matriz africana prega. No começo da construção da pesquisa, houve um conflito ao falar de religiões de matrizes africanas dentro de um contexto da educação. 

A área mais indicada para o desenvolvimento da dissertação era sempre conduzida à Antropologia. No entanto, ela estava disposta a fazer uma "ponte" do que vivencia no curso e no terreiro.  “Eu quis associar esses aprendizados que a gente tem na umbanda e no candomblé, como eles estão relacionados e como influenciam na nossa educação”, disse.

Sua pesquisa se espalhou pelos terreiros e logo ela pôde captar em que eles podem contribuir para o ensino da história do povo africano e do povo brasileiro. “Isso foi exatamente para desmitificar essa história que o terreiro é um lugar de energias ruins e que não é um lugar procurado apenas para fazer o mal a alguém. Na realidade, o terreiro tem muitas simbologias e muitos significados”, explica a professora.

Halda mostra em seu trabalho os elementos mais importantes que constituem esses espaços. As ervas, por exemplo, plantadas dentro de um terreiro, mantêm ensinamentos e regras sobre o seu uso.

“Eu não posso chegar até lá e fazer um chá ou um banho com as ervas. Eu passo por um processo de aprendizado para saber como vou colhê-las e como vou preparar os banhos”, explica.

Por meio de cada questão, a professora  revela como se forma a conscientização da importância da natureza para a humanidade. Assim como as ervas são essenciais para o terreiros, é importante também a preservação das árvores para não destruir matas e a importância da água para preservação de mares e rios.

Os rituais também são abordados na dissertação.  Na fé católica existe a crença que a hóstia consagrada é o corpo de Cristo, e logo após o seu recebimento, há um momento de preparação mental. No terreiro de umbanda ocorre também uma recepção da gira, também repleta de preparações para uma melhor concentração.

Além disso, o respeito é um dos valores mais pregados na dissertação de Halda Regina. Ainda hoje a religião de matriz africana é vítima de preconceito e racismo, por ser descendente e praticada majoritariamente por negros. Teresina, considerada uma das capitais mais católicas do país, possui mais de 400 terreiros de umbanda, de acordo com o levantamento realizado pelo aplicativo “Eu Tenho Fé”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Teresina. Halda destaca a importância do seu trabalho de preservação da cultura e da fé do povo negro na capital. 

"Estamos resistindo com a nossa cultura para que ela não seja eliminada. Se não existirem religiões de matrizes africanas, nossa religião acaba e não teremos como contar a nossa história", relata. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES