Distribuição de mudas resgata o verde

Viveiros de plantas mantidos pela prefeitura possuem dezenas de tipos de plantas que podem ser adquiridas de forma gratuita. Desde 2013, já foram distribuídas mais de 600 mil mudas de plantas na capital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inauguração de pontes, novas avenidas, inúmeros prédios em construção: Teresina está em constante crescimento urbano. Como consequência, aos poucos a capital do Piauí vai perdendo a arborização natural que preenche a cidade que é conhecida como "cidade verde", codinome atribuído pelo  maranhense Coelho Neto, em virtude das ruas e avenidas repletas de árvores.

Muito se sabe que a arborização urbana é de vital importância para uma cidade. Além da beleza que o verde atribui ao local e frutos que as árvores proporcionam, a saúde da população também é levada em conta. Todos esses elementos necessitam de manutenção e preocupação da população acerca da plantação de mais árvores.

Para que seja mantido o ar fresco de uma caminhada no final da tarde, é essencial o planejamento por meio da iniciativa de plantar. A Coordenação de Arborização continua com o trabalho de distribuição de mudas cultivadas nos viveiros de Teresina, desde abril do ano de 2013. O “Teresina Mais Verde” é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, que incentiva a população a construir um futuro mais arborizado.

Crédito: José Alves Filho

O plantio e doação de mudas e plantas em viveiros municipais, distribuição através do "caminhão do verde",    que percorre pelo bairros e visita eventos, atendendo solicitações de moradores, entidades governamentais e não governamentais fazem parte desse projeto que busca uma prática com mais adeptos.

“De abril de 2013 até hoje, nós já atingimos em torno de 635.000 mudas de árvores plantadas na cidade nesse período do projeto”, afirma Clóvis Júnior, coordenador de Arborização do município.

Juntamente com outro projeto, Teresina Verde que te Quero Verde, que teve início em 2016, já soma 1 milhão de mudas distribuídas no solo da capital piauiense. No próximo dia 30, às 7h30, no Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos, localizado no bairro Mocambinho, com a presença do prefeito Firmino Filho, será plantada, simbolicamente, a milésima muda dos projetos.

“Lançamos também um novo desafio à população, para que, nos próximos 10 anos, possamos plantar mais de 1 milhão de mudas em Teresina. É importante envolver e convidar a população de uma forma geral, pois lá vamos homenagear diversos órgãos da imprensa, personalidades, autoridades que contribuíram para a chegada desse número de mudas distribuídas”, explica Clóvis.

A prefeitura doa até dez mudas por pessoa. As plantas são distribuídas nos viveiros e parques municipais. Os interessados devem apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de endereço. 

“Na questão dos viveiros municipais estamos atendendo em menor demanda. Devemos ressaltar que estamos em fase de produção para o início do próximo inverno. Mas continuamos nos dois viveiros municipais: o da zona Leste, na Avenida Raul Lopes, e o do Mocambinho, que fica por trás do Parque Jardim Botânico do Mocambinho”, informou o coordenador de Arborização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES