Diversidade marca eleições em três cidades dos Estados Unidos

A diversidade marcou as eleições locais nos Estados Unidos, e candidatos de minorias étnicas venceram em importantes cidades de lá.

Eric vence em NY | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eric Adams, que se tornou policial para combater o racismo que sofreu quando era um jovem infrator, foi eleito nesta terça-feira (2) o novo prefeito de Nova York e vai ser o segundo negro a comandar a maior cidade dos Estados Unidos.

Adams, que tem 61 anos, derrotou o candidato republicano Curtis Sliwa, um apresentador de talk show de 67 anos. O primeiro negro a governar a capital econômica e cultural do país foi David Dinkins, entre 1990 e 1993.

Após depositar seu voto no Brooklyn, onde nasceu, Adams disse emocionado que considerava a eleição uma espécie de "revanche" para aquele garoto que flertou com o crime e a exclusão social, assim como para os nova-iorquinos de famílias pobres.

"Já ganhamos", disse à imprensa enquanto enxugava suas lágrimas, com uma foto da mãe nas mãos: "Por eu estar aqui, os nova-iorquinos comuns compreenderão que também merecem estar nesta cidade", disse o candidato após votar.

Membro da ala mais tradicional do Partido Democrata e filho de uma família pobre do Brooklyn, Adams é vegano e se apresenta como um defensor das classes média e popular, mas diz também ser "amigo" dos empresários 

Adams sucederá em 1º de janeiro de 2022 o também democrata Bill de Blasio, que recentemente entrou em uma série de polêmicas com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Eric Adams é eleito novo prefeito de Nova York 

Michelle Wu- Boston 

A cidade de Boston, no estado de Massachusetts (EUA) levou 200 anos para eleger uma mulher para a prefeitura. Ontem (2), uma grande parcela dos cidadãos rompeu duas obsoletas tradições ao escolher a democrata Michelle Wu, 36, uma mulher asiática como prefeita. Desde 1822 apenas homens brancos foram eleitos para comandar o Poder Executivo municipal.

“Um de meus filhos me perguntou outra noite se os meninos podem ser eleitos prefeitos de Boston. Eles foram, e voltarão a ser algum dia, mas não esta noite”, disse Wu em seu discurso de vitória. Não bastassem os dois limites ultrapassados, Michelle é também a mais jovem a tomar posse no Executivo.

Michelle ocupa o lugar de Kim Janey, mulher negra que esteve como prefeita em exercício desde março, quando o prefeito eleito no último pleito, Marty Walsh, homem branco, foi alçado ao cargo de secretário do Trabalho dos Estados Unidos. 

Michelle, nascida em Chicago, Illinois, é filha de imigrantes chineses. Formou-se em direito pela Harvard University, onde se aproximou de outra parlamentar de peso: a senadora Elizabeth Warren, que foi sua professora de direito contratual. Em entrevista à rádio WBZ News Radio, Elizabeth celebrou a vitória da ex-aluna: “Ela traz sua própria voz, sua própria visão e sua própria determinação para fazer as coisas. Acho que é um momento emocionante para Boston”. 

Michelle Wu, venceu em Boston 

 Ed Gainey-  Pittsburgh

Já em Pittsburgh, o eleito foi o democrata Ed Gainey, que ganhou notoriedade após os protestos do grupo Black Lives Matter no ano passado. O político é o primeiro negro a comandar a cidade e substituirá o também democrata Bill Peduto. (ANSA).    

Durante seus comentários aos apoiadores, Gainey reiterou as plataformas comuns discutidas ao longo de sua campanha. Ele prometeu fazer de Pittsburgh “uma cidade para todos”, concentrando-se em questões como moradia acessível, reforma policial e diversidade. “Deixe-me dizer por que isso é lindo”, disse ele aos apoiadores. “Porque você provou que podemos ter uma cidade para todos.”

Em uma cidade que tem cerca de um quarto dos negros, Gainey obteve 46% dos votos. O atual, Bill Peduto, um liberal declarado com perfil nacional, ficou para trás com 39 por cento, o primeiro prefeito de Pittsburgh a perder uma candidatura para permanecer no cargo desde 1933. Não há candidatos republicanos declarados para as eleições gerais de novembro.

Ed Gainey venceu eleições em Pittsburgh 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES