Dívida do Fies começa a ser renegociada hoje; confira as regras

É necessário efetuar o pagamento do primeiro boleto (parcela única ou primeira parcela) para efetivar a adesão a renegociação

Avalie a matéria:
FIES | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A oportunidade de regularizar os débitos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começa hoje (7). Estudantes que possuem contratos firmados até 31 de dezembro de 2017 e que estão com parcelas em atraso há mais de 90 dias considerando a data da publicação da Medida Provisória, em 30/12/2021, podem fazer a solicitação.

Leia Mais

Outra condição para fazer o pedido é o contrato estar na fase de amortização (quando termina a fase de carência, o saldo devedor do estudante é parcelado em até três vezes o período financiado da duração regular do curso). Veja como renegociar.

Começa hoje o serviço de regularização dos débitos do FIES (Foto: reprodução)

Caixa

No caso da Caixa, a renegociação é feita de forma totalmente on-line e exclusivamente pelo site sifesweb.

O ambiente web sifesweb é o canal para verificar se o tomador do financiamento está incluído nesta fase de negociação. O site também oferece um simulador com as formas de pagamento e aponta pendências com os contratos. Caso o sistema indique a necessidade de ajustes, os documentos devem ser enviados para análise da Caixa para depois fazer o pedido.

Para tirar dúvidas, basta acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.

Banco do Brasil

Já no caso do Banco do Brasil, a adesão pode ser via aplicativo do banco na opção “Solução de dívidas”>“Renegociação FIES” >“Renegociar parcelas”. O aluno deve fazer a simulação das condições de parcelamento antes de fazer a opção, assinar eletronicamente o termo e efetuar o pagamento do boleto de entrada. Nas agências é possível aderir à renegociação apenas na opção de parcelamento em até 150 meses, cujos contratos precisam de fiador. É preciso estar acompanhado do fiador para a transação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) ou Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Os pedidos podem ser feitos até o dia 31 de agosto de 2022.

Qual será o desconto?

Quem concluiu o ensino superior na rede privada usando o financiamento e está com o contrato com atraso entre 90 e 360 dias terá desconto para a quitação de 92% do valor total da dívida. Esse percentual só se aplica a quem usou o recurso e foi atendido pelo Auxílio Emergencial 2021 ou que estava cadastrado no Cadastro Único em 30/12/2021, o que representa 548 mil estudantes inadimplentes.

Para os demais que estão inadimplentes dentro desse período, a medida prevê desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes.

Para os atrasos superiores a 360 dias, o desconto será de 86,5% do saldo total da dívida. As condições valem para pagamento à vista ou quitação em dez parcelas mensais e sucessivas reajustadas pela Selic.

Para todos os contratos com atraso acima de 90 dias, caso o estudante não opte pela quitação, poderá recorrer ao reparcelamento do valor da dívida em até 150 vezes com desconto de 100% dos encargos contratuais. Nesse caso, a parcela terá o valor mínimo de R$ 200.

Como é feito o pagamento?

É necessário efetuar o pagamento do primeiro boleto (parcela única ou primeira parcela) para efetivar a adesão a renegociação. O valor mínimo da prestação é R$ 200. A geração do boleto para pagamento da entrada ou parcela única ocorre exclusivamente pelo mesmo ambiente virtual.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com informações do Fies, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e o Programa Universidade para Todos (Prouni). A nova chamada do Fies receberá inscrições a partir de amanhã (8) até 11 de março.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES