Dnocs busca alternativas para recuperação de barragens no Piauí

Governador trata de alternativas para abastecer municípios.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias recebeu, nesta sexta-feira (04), o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Ângelo Guerra, e o superintendente do órgão no Piauí, Djalma Policarpo. O encontro teve como objetivo debater alternativas para abastecer a população de 42 municípios que estão em situação de emergência por conta da estiagem. 

Uma das possibilidades é a perfuração de poços, que será realizada pelo Dnocs. "O Ministério da Integração tem uma ata de registro de preço já contratada, por meio da qual serão disponibilizadas 30 perfuratrizes para o Dnocs. Desse número, algumas estão destinadas para o Piauí. Um desses equipamentos permite perfurar até mil metros, uma vez que esse estado possui um subsolo muito rico em água", destacou Ângelo Guerra.

Segundo o governador, o Dnocs já está trabalhando alternativas para a recuperação das barragens. "Estamos monitorando todas as barragens do departamento e agindo fortemente para amenizar o esfeito da estiagem. Já perfuramos poços em Marcolândia, Simões e Francisco Macêdo. Agora estamos atuando em São Raimundo Nonato e São Francisco. A previsão agora é para Pio IX e São Julião", acrescentou Wellington.

Perímetros irrigados

Também foi pauta da reunião, o Perímetro Irrigado Lagoas do Piauí, localizado no município de Luzilândia. "Temos água em abundância nessa região e vamos licitar lotes empresariais de mais de cem hectares para podermos colocar em operação e fazer esse casamento do empresário com os irrigantes. Com isso, teremos a melhoria da produção de renda e emprego nos perímetros. Já melhoramos, por exemplo, em Guadalupe, e estamos com uma produção muito boa no de Parnaíba", atentou o superintendente Djalma Policarpo.

Para Wellington, o governo tem dado uma resposta positiva tanto na área dos perímetros irrigados, como na de recursos hídricos. As ações visam fixar o trabalhador no campo e mantê-lo produzindo. A finalidade é proporcionar segurança para a população, sobretudo, àquela que vive da agricultura de subsistência e da economia familiar. 

Nova Algodões

Os gestores ainda discutiram sobre a Barragem de Nova Algodões. "Estamos entrando em um acordo para que o Dnocs possa ser priorizado. O órgão já providenciou a sua parte, nós já fizemos os encaminhamentos e vamos trabalhar para assegurar as condições de andamento e conclusão dessa obra, que beneficia o município de Cocal e também o de Buriti dos Lopes", finalizou o governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES