DNOCS mantém abertas comportas das barragens da região do semi-árido

DNOCS mantém abertas comportas das barragens da região do semi-árido

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS-PI), Jos? Carvalho Rufino, afirmou, nesta sexta-feira (9), que todas as comportas das barragens situadas na regi?o do Semi-?rido piauiense est?o abertas para garantir a regulariza??o do leito dos rios.

A medida, segundo Rufino, ser? mantida at? o m?s de dezembro, quando estiver consolidado o inverno. ?Dessa forma, podemos garantir tamb?m a sobreviv?ncia da popula??o ribeirinha, de suas planta?es e dos animais silvestres?, declarou.

No caso do munic?pio de S?o Jo?o do Piau?, onde as comportas do rio foram fechadas causando a morte de milhares de peixes, o coordenador informou que as causas est?o sendo investigadas e podem ter duas explica?es: problemas no sistema hidromec?nico ou vandalismo. ?Vamos enviar uma equipe com t?cnicos do DNOCS, Ibama e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) para verificar as causas. Mas, posso garantir que as comportas j? foram reabertas e agora haver? uma equipe de plant?o para fiscalizar?, explicou.

Ele disse ainda que as barragens do Jenipapo (S?o Jo?o do Piau?), Salinas (S?o Francisco do Piau?), Petr?nio Portela (na regi?o de S?o Raimundo Nonato), Bocaina (na regi?o de Bocaina) e Pedra Redonda (Concei??o do Canind?) est?o com as comportas abertas.

PERFURA??O DE PO?OS - De 2006 at? hoje, foram constru?dos cerca de 100 po?os no Semi-?rido, nos munic?pios de S?o Juli?o, Paulistana, Queimada Nova, Alegrete e Campo Grande do Piau?, sempre em parceria com as prefeituras destas cidades. ?Vamos continuar com os projetos de perfura??o de po?os e de instala??o de dessalinizadores, para purificar a ?gua salobra que ? intensa na regi?o?, frisou.

Outra aposta do DNOCS em parceria com o Governo do Estado no combate ? estiagem s?o as adutoras. Na regi?o do Semi-?rido, considerada a mais cr?tica, est? sendo constru?da a Barragem de Piaus, entre os munic?pios de Pio IX e S?o Juli?o. Ela acumular? 106 milh?es de metros c?bicos de ?gua. A previs?o para a conclus?o ? o segundo semestre de 2008. A barragem beneficiar? tamb?m os munic?pios de Alagoinha, Campo Grande do Piau? e Vila Nova.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES